"Eu quero um chimarrão pra matar a sede da tradição!" Nos momentos mais felizes dos sulistas dificilmente o chimarrão não estará presente. A felicidade ocorre nos detalhes do dia a dia. Em boas conversas com os amigos, no fim de semana com a família, ao ver o pôr do sol, em uma viagem, na festinha de comunidade, nos aniversários, no trabalho... e nesses momentos, geralmente ele está presente, dando um sabor todo especial à vida!
O Assunto é...
E aí galera...
Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.
Um grande abraço!!!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.
Um grande abraço!!!
sábado, 17 de novembro de 2018
Chimas #29 - Crestani
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Arte e Geografia: 10 climas, 10 formações vegetais, 10 paisagens
![]() |
Arte: Bárbara e Laura B. |
Os alunos do 8º ano do Colégio SELS mostraram criatividade e conhecimento ao produzir verdadeiras obras de arte, associando os dez principais tipos climáticos do planeta com suas respectivas vegetações predominantes. O empenho e dedicação dos alunos resultou nesses trabalhos muito bonitos.
Marcadores:
arte,
climatologia,
fitogeografia,
geografia
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Google presta homenagem a Milton Santos
No início do mês, o Google prestou uma bonita homenagem ao maior geógrafo brasileiro, Milton Santos. O professor que humanizou a disciplina no país, deixando-a mais crítica e, dessa forma, contribuindo ainda mais para a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus direitos e deveres, capazes de refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos e contribuir para a melhoria da mesma.
sábado, 20 de outubro de 2018
Arte e Geografia: paisagens associadas aos tipos climáticos
![]() |
Arte: Isabella (1ºB) |
O Planeta Terra é mesmo maravilhoso. Suas paisagens naturais nos proporcionam momentos sublimes. Um dos principais fatores responsáveis pelas diferentes paisagens que existem na Terra é a ocorrência de tipos climáticos diferentes por todo o planeta.
Apresentamos aqui o resultado de uma atividade que associou Geografia, Arte, clima, vegetação, dedicação e criatividade. Cada imagem busca representar uma paisagem típica de um local onde ocorre determinado tipo climático. O trabalho foi desenvolvido por alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul - EFM.
Marcadores:
arte,
climatologia,
fitogeografia,
geografia
quarta-feira, 3 de outubro de 2018
Chimas #28 - Baturitê
"Sou gaúcho! - Entendam bem como meu canto o explica: a terra ante mim se achica e pudera ser maior, nem a víbora me pica, nem me queima a fronte o sol."
(El gaúcho Martín Fierro)
segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Lobo em pele de cordeiro
A famosa frase do título se aplica muito bem na nossa realidade de dois em dois anos. Em ano eleitoral. É impressionante observar que o povo sempre clama por limpeza na política e sempre acaba deixando todo o lixo dentro das nossas instituições.
Chimas #27 - Giotti
Ele está cada vez mais famoso. Já ultrapassou as porteiras da Região Sul e é apreciado em outras regiões brasileiras. A América Platina sempre foi apaixonada por ele. Agora, ele vem conquistando toda a América do Sul e vai chegar cada vez mais longe. O nosso delicioso chimarrão!
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Ora, senhor! Somos todos americanos!
Uma simples atividade pedagógica, mas que se tornou uma grande forma de reflexão. A confecção de uma simples charge, mas que proporcionou inúmeros debates acerca do nosso país e da nossa condição perante outros países.
Marcadores:
educação,
geografia,
geopolítica
terça-feira, 21 de agosto de 2018
E lá vamos nós... mais uma vez!
A bem da verdade, todo ano eleitoral são as mesmas dúvidas e certezas. Dúvidas sobre em quem votar e certeza que praticamente nada vai mudar, independente de quem forem os eleitos.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Chimas #26 - Taquaral
A tradição gaúcha de levantar antes do dia clarear. Antes tempos, devido às obrigações diárias da campanha. Ainda hoje, muitos gaúchos, catarinenses e paranaenses "lidam" na campanha e esse costume permanece. No entanto, existem outros sulistas que, mesmo não necessariamente tendo que levantar de madrugada, o fazem. Pelo simples motivo de tomar a primeira cuia de chimarrão antes do cantar do galo.
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Kosovo... ainda não!
Kosovo virou um assunto mais recorrente após a Copa do Mundo. Tudo por conta da comemoração dos suíços Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri e Stephan Lichtsteiner, da Suíça, as quais fizeram alusão à águia de duas cabeças, símbolo de Kosovo, o que irritou os sérvios. Mas afinal, Kosovo é um país independente?
Marcadores:
geografia,
geopolítica
terça-feira, 17 de julho de 2018
Pois é... senhor presidente!
Depois de toda essa confusão gerada pelas declarações de Donald Trump, aliás, como é costumeiro por parte dele, não há mais dúvidas de que, de fato, a Federação Russa interferiu nas eleições estadunidenses de 2016 e, ao que tudo indica, contribuindo para a eleição do atual presidente estadunidense.
Marcadores:
geografia,
geopolítica
quinta-feira, 21 de junho de 2018
O extremo da perversidade de um sistema
A situação dos refugiados tem atingido patamares alarmantes. Seres humanos tratados como "coisas". Vivemos um capitalismo coisificante. É o extremo da perversidade de um sistema elitista, cumulativo e cruel.
sábado, 9 de junho de 2018
Desde 1983 em atividade, Kilauea surpreende em 2018
Surpreendente! Deve ser a palavra mais adequada. O Vulcão Kilauea, localizado na ilha que dá nome ao Arquipélago do Havaí tem feito estragos gigantescos esse ano. O vulcão está em atividade desde 1983, mas recentemente o volume de lava expelida é gigantesco.
terça-feira, 29 de maio de 2018
Chimas #25 - Espuma Verde
"O payador missioneiro
Sente o calor do braseiro
Batendo forte no rosto
E vai mastigando o gosto
Da velha infusão amarga,
Sentindo o peso da carga
Que algum ancestral comanda
Enquanto o mundo se agranda
E o coração se me alarga"
quarta-feira, 23 de maio de 2018
Chimas #24 - Sabadin
Mais uma vez temos erva-mate gaúcha, mais uma vez de Arvorezinha, aliás, o citado município, juntamente com Ilópolis, tem se destacado bastante na cultura do chimarrão. Sabadin é uma erva de boa qualidade, apresentando poucas partes de galhos e caule, favorecendo um chimarrão bem espumoso.
terça-feira, 8 de maio de 2018
Que os cidadãos não deixem de existir!
“Um Estado totalitário
verdadeiramente eficiente seria aquele em que os chefes políticos de
um Poder Executivo todo-poderoso e seu exército de administradores
controlassem uma população de escravos que não tivessem de ser
coagidos porque amariam sua servidão. Fazer com que eles a amem é a
tarefa confiada, nos Estados totalitários de hoje, aos ministérios
de propaganda, diretores de jornais e professores”
(Aldous Huxley)
Um mundo de felicidade plena a
todos os indivíduos da sociedade global. Uma sociedade onde cada
cidadão desempenhe a função a ele designada, recebendo por isso a
recompensa previamente estipulada, o necessário para o mesmo
sobreviver e gozar de seu bem-estar. Sem questionamentos, sem
intrigas, sem trapassas, sem entraves, sem preocupações. Uma
utopia?
segunda-feira, 7 de maio de 2018
Chimas #23 - Serrena
Mais uma gaúchinha, mais uma de Ilópolis. Sendo de Ilópolis precisa honrar a tradição do bom chimarrão. A Serrena faz isso muito bem. Uma erva de ótima qualidade. Moída fina, com bastante folhas, poucas partes de caule e as que estão presentes, são bem pequenas, sinal de uma ótima moeção.
quinta-feira, 12 de abril de 2018
Chimas #22 - Folle
A erva-mate de hoje é catarinense. A Folle se orgulha em colocar nos lares dos consumidores uma erva de excelente qualidade, "Tradição para toda família".
sábado, 17 de março de 2018
Eu chego lá! Por mérito ou bajulação?
“Existem pessoas por aí
que, de tão dissimuladas ou fingidas, quando encontram alguém com
poder, quase que as colocam nos braços ou saem por aí chacoalhando
a cauda”
(Mario Sérgio Cortella)
Existe um ditado popular
bastante conhecido que diz: “se fazendo de leitão pra poder mamar
deitado”. E olha, o que tem de gente que leva a risca esse ditado,
não está escrito. Em regiões como aqui no Centro-Oeste paranaense,
na Cantuquiriguaçu, associação formada por municípios
consideravelmente pequenos, aí que aparecem os famosos “puxa-sacos”,
não que eles não estejam em municípios maiores, em regiões
metropolitanas, mas como nesses pequenos municípios boa parte das
pessoas se conhecem, é mais perceptível tal situação.
Marcadores:
capitalismo,
política,
sociedade
sexta-feira, 16 de março de 2018
Chimas #21 - Boqueirão
O nosso velho companheiro de todas as horas é indispensável, independente de onde estejamos. Em casa, no trabalho, visitando algum amigo, viajando, até mesmo na praia. Sempre vai bem um mate amargo. O chimarrão possuí inúmeros benefícios, alguns já citados aqui nesse espaço. Porém, hoje trago uma dúvida bastante comum: o chimarrão hidrata?
terça-feira, 6 de março de 2018
Após 7 anos de conflito ainda não há luz no fim do túnel da Síria
Já se passaram sete anos do início dos conflitos na Síria e, infelizmente, parece não haver a menor probabilidade da Guerra Civil cessar. Culpa das forças internacionais, sem sombra de dúvida. Que sociedade é essa que não preza pela vida do ser humano?
Marcadores:
geografia,
geopolítica
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
O apelo do custo baixo não serve mais para o discurso dos transgênicos
Requião tinha razão...
A liberação das sementes transgênicas no cenário nacional ocorreu à 15 anos, quando Roberto Requião era governador do estado do Paraná. Na época, Requião combateu o quanto pode o cultivo, comercialização e exportação das sementes geneticamente modificadas, porém, foi vencido pelo lobby dos grandes plantadores de soja e milho. Na época, inclusive alguns pequenos agricultores repudiavam as ações do governador. No entanto, Requião tinha razão.
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
Beija-Flor de Nilópolis conquista 14º título com enredo sobre o câncer do Brasil
A Beija-Flor acertou em cheio a escolha do enredo deste ano. Levou para a Avenida toda a indignação do povo brasileiro. Mesmo quem não torce pela escola, gostou e aprovou seu enredo e, consequentemente, seu desfile. Título merecido, muito mais pela escolha do enredo do que pelo próprio desfile.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
A comercialização da saúde
“A instrumentalização do
indivíduo à tutela do taylorismo médico-hospitalar transforma o
paciente em consumidor”
(Gilberto Dupas)
No menor tempo possível,
utilizando-se de variados meios, busca-se a tão desejada e almejada
cura para determinada enfermidade. A medicina passou a ser comparada
com atividades ligadas à engenharia, à técnica, buscando alcançar
o menor custo-benefício. A era da economia globalizada alcançou a
área da saúde, onde muitas vezes, o paciente passa a ser
considerado cliente.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Chimas #20 - Selva
Mais uma erva-mate paranaense. Essa é fabricada em Bituruna. A empresa iniciou os trabalhos de fabricação da erva-mate em 1987, portanto, mais de 30 anos de atuação.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
Chimas #19 - Natural de Gramado
Hoje trazemos informações sobre uma iguaria da Serra Gaúcha. Não podemos fazer tantas postagens sobre erva-mate sem nos referir às tradicionais do Sul do Brasil. Ao lado uma imagem do pacote da erva "Natural de Gramado", o qual foi adquirido em um ponto comercial de Gramado-RS. Na sequência do texto temos informações sobre a referida erva-mate, as quais foram retiradas do site da empresa fabricante da mesma.
domingo, 7 de janeiro de 2018
Chimas #18 - Colonial 02
É com muita satisfação que apresento mais uma erva-mate colonial, feita sem o processo de industrialização, mas sim da maneira tradicional, utilizando-se para secagem o Carijo. Poucas famílias ainda fabricam sua própria erva-mate. A imagem ao lado mostra uma erva fina, porém com pedaços grandes, oriundos do caule da planta. Essa foi um presente do grande amigo Chico de Oliveira, residente no interior de Marau-RS.
Assinar:
Postagens (Atom)