E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sábado, 9 de junho de 2018

Desde 1983 em atividade, Kilauea surpreende em 2018

          Surpreendente! Deve ser a palavra mais adequada. O Vulcão Kilauea, localizado na ilha que dá nome ao Arquipélago do Havaí tem feito estragos gigantescos esse ano. O vulcão está em atividade desde 1983, mas recentemente o volume de lava expelida é gigantesco.
          O vulcanismo pode ser considerado um dos principais agentes endógenos, que agem na formação do relevo terrestre. Engana-se quem pensa que o relevo, atualmente, somente pode ser modelado por agentes exógenos. O Kilauea prova o contrário. Está fazendo surgir novas formas de relevo por meio de suas erupções. As imagens das erupções atuais são impressionantes. Inúmeros moradores perderam suas residências, lagos inteiros evaporaram. Um gigante "rio de lava" toma conta dos arredores do vulcão.
          Sua força não é de hoje. Em atividade desde 1983, o Kilauea é o considerado o vulcão mais ativo do mundo. Ele é considerado um vulcão jovem, com idade estimada entre 300.000 e 600.000 anos. Suas erupções são considerava efusivas e a lava se espalha rapidamente, atingindo grandes distâncias.


CRÉDITOS:
Imagem: www.express.co.uk
Vídeo: youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário