E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio + 20. Após as discussões...

          Após as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, nos resta aguardar. Será que a Conferência trará frutos bons para o meio ambiente? Será que os grandes empresários, maiores responsáveis pela poluição ambiental, vão assumir suas responsabilidades?
          Ótima postagem o meu amigo, Professor Daniel fez sobre esse assunto, salientando que não basta apenas fazer discussões e conferências, mas sim, agir de fato.
          Considero muito importante a Rio+20. Afinal se configura como um importante passo para a conscientização sobre a preservação ambiental. Em algumas oportunidades, já escrevi nesse espaço a respeito da responsabilidade de todos em relação ao meio ambiente. Mais uma vez repetimos esses escritos. Porém, nesse momento podemos aprofundar um pouco mais nossa discussão.
          Levando em consideração o que escreveu o Professor Daniel e também a configuração atual das discussões sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, temos de concordar que, o que cada um de nós tem se esforçado para fazer buscando essa preservação, esse cuidado para com o meio ambiente, é muito, mas muito importante mesmo, porém não é o bastante.
          A responsabilidade maior pela degradação da natureza é das grandes empresas, das grandes incorporações, usinas, indústrias. Elas são as maiores emissoras de gás carbônico na natureza. E vamos além. De que adianta proibir as sacolas plásticas nos supermercados? Sim. De que adianta? Se existem milhares de produtos que vêm embalados em plástico. Arroz, feijão, massas, açúcar, sal, legumes... são inúmeros produtos. E esses produtos são embalados em plástico biodegradável? Não.
          Para, de fato, trabalharmos para o desenvolvimento sustentável, faz-se necessário que todos, mas todos mesmo, estejam engajados nessa luta. Caso contrário, de nada adiantará conferências, reuniões, encontros, palestras, etc, etc, etc.

CRÉDITOS:
Imagem: www.rio20.rj.gov.br

Um comentário:

  1. Realmente professor, é compromisso de todos.

    Abaixo, um link com documentários sobre sustentabilidade, ecossistema, ecovida e muito mais. Vale a pena assistir e passar para os alunos: http://www.somos1so.com.br/2011/07/25/a-cultura-e-a-casca-de-banana-episodio-na-integra/

    ResponderExcluir