E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Ora, senhor! Somos todos americanos!

          Uma simples atividade pedagógica, mas que se tornou uma grande forma de reflexão. A confecção de uma simples charge, mas que proporcionou inúmeros debates acerca do nosso país e da nossa condição perante outros países.
          Se temos o que comemorar em 7 de Setembro? Acredito que sempre temos. Ainda que seja uma independência parcial, mas já é alguma coisa. Temos que comemorar e lutar para garantir, no mínimo, nosso direito de se expressar, nossas liberdades individuais.
          No entanto, falar em independência brasileira, sempre soa, no mínimo estranho. Afinal, infelizmente ela é parcial. Como um país subdesenvolvido sofremos com as mesmas dependências de todos nossos vizinhos latino-americanos. Dependência econômica, tecnológica, cultural. E para piorar, vivemos em um continente que parece ter dono. O grande dono que leva em seu próprio nome o continente inteiro. O grande dono que se faz o gigante da América e do mundo. A grande águia, carnívora, que ataca sem dó nem piedade. O grande senhor que pensa que seu povo são os únicos americanos da América. Ora, senhor! Somos todos americanos!
          Uma independência, dependente. Até quando? Até quando vamos entregar o que é nosso na bandeja? Até quando vamos deixar que "a águia" nos ataque? Até quando consumiremos à força? Até quando seremos açoitados? Até quando seremos pisoteados? Até quando seremos espremidos? Até quando seremos sugados? Até quando estaremos acorrentados? Até quando seremos vistos pela "águia" como uma simples presa? Difícil responder a esses questionamentos. Porém, felizmente nossos jovens ainda conseguem perceber isso. Nossos jovens ainda refletem, discutem, criticam, debatem. Ainda possuem formação crítica e consciente. Mas, não querem que eles continuem assim. Porque enquanto eles são assim, eles "incomodam".
          Querem tirar dos jovens a consciência e a criticidade. Querem continuar golpeando o Brasil. Querem o neoliberalismo. Querem o entreguismo. Não podemos aceitar isso. Nossos jovens ainda sabem diferenciar independência de dependência. Parabéns aos alunos do 1ºB e do 2ºB do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul pelas belíssimas atividades que nos levaram a refletir sobre nossa (in)dependência.

CRÉDITOS:
Imagem: arquivo pessoal. Mural com charges confeccionadas pelos alunos
do 1ºB e do 2ºB do Colégio Laranjeiras.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário