E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Previsão do Tempo

Para a maioria das pessoas a previsão do tempo não consegue prever nada, porém ela tem grande importância para as atividades humanas.

Para melhor entender a previsão do tempo, primeiro é preciso compreender que a área da geografia responsável por esses dados é a meteorologia, que é a ciência que estuda a dinâmica da atmosfera e seus fenômenos (tempo, clima, massas ar, umidade relativa do ar, furacões, chuvas e etc.) e o profissional que realiza as previsões do tempo que são divulgadas diariamente pelos meios de comunicação (rádio, jornais e televisão) é o meteorologista.
 É bom ressaltar que a profissão em foco consiste na elaboração da previsão do tempo a partir de estudos e análises de uma série de dados oriundos dos comportamentos atmosféricos, como temperatura, umidade relativa do ar, pressão, ventos. Essas informações são obtidas por meio de estações meteorológicas dispersas por inúmeros pontos da superfície terrestre.
 Esse tipo de trabalho interfere positivamente na vida humana, considerando as atividades econômicas ou, simplesmente, os afazeres cotidianos. Na sequência temos algumas situações em que a previsão do tempo contribui na sociedade:

• Na agricultura, a previsão do tempo tem a incumbência de divulgar informações de quando inicia o período chuvoso ou de seca, fatores que determinam a época do plantio e da colheita das lavouras.
• As catástrofes naturais (como furacões e enchentes) podem ser previstas. Desse modo, as autoridades podem implantar medidas preventivas que poderão amenizar os problemas. 
• Nos transportes marítimos e aéreos, os serviços meteorológicos servem para estabelecer rotas alternativas, de modo que a viagem se torne mais segura.
• A previsão pode garantir o sucesso de eventos, como shows, jogos de futebol, olimpíadas, rodeios, casamentos, entre muitos outros, que poderão ser marcados em épocas nas quais não há risco de chuva, por exemplo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Com base no texto responda as seguintes questões:
1. O que é meteorologia?
2. O que faz o meteorologista?
3. Como a previsão do tempo pode contribuir:
       a) na agricultura;
       b) nos transportes;
       c) no dia a dia.
4. Cite quatro fenômenos da dinâmica da atmosfera.


CRÉDITOS:
Referência Bibliográfica: http://educador.brasilescola.com
Imagem: www.peregrinoviajor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário