E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Kilimanjaro: o topo da África

          Quando se fala em África, logo vem à cabeça a imagem de uma savana. Veja se você pensou em uma cena parecida: mata baixa, leões disfarçados à procura de uma presa, manadas de rinocerontes, elefantes, sol escaldante - capaz de fritar um ovo no chão - e um pouquinho de neve... Opa! Há algo errado! Neve? Na África?
          É mesmo difícil de acreditar, mas embaixo de todo esse calor, muito perto de leões, girafas e rinocerontes, existe um vulcão coberto de neve: o Kilimanjaro. Ele está localizado na Tanzânia, país da costa leste do continente, e tem quase seis mil metros de altitude.
          Ué, mas a lava do vulcão expelida não derreteria a neve? Derreteria; acontece que não há registros de erupções nesse vulcão. Isso porque o Kilimanjaro não é um vulcão ativo, e sim dormente.
          Mas, você deve estar se perguntando: por que, afinal, a neve se acumulou em cima do vulcão? Guarde bem para não esquecer: em locais extremamente altos, como no topo do Kilimanjaro, a temperatura média chega a ser tão fria como nos polos da Terra. Quem se aventura a escalar essa montanha começa enfrentando clima quente como o da Amazônia até que, com a subida, a temperatura vai baixando, há chuvas e, no topo, gelo! Ali, ocorre um fenômeno conhecido como "neve eterna". Essa neve cai nos dias mais frios do inverno e não consegue ser derretida durante o resto do ano. Só que esse quadro mudou...
          Há 100 anos o gelo cobria todo o alto da montanha - uma área de, aproximadamente, 12 quilômetros quadrados. Comparada ao que já foi, hoje ela é bem pouca, se acumula em cerca de dois quilômetros quadrados, ou seja, um sexto de seu tamanho original. Foi o aquecimento do planeta que fez com que pouco a pouco a neve se derretesse.
          Resultado: o desaparecimento da neve no topo do Kilimanjaro, paralelamente, provocará a diminuição do volume de águas dos rios que as neves alimentam. E aí pode ocorrer o desaparecimento de florestas também.

Link para questões:
CLIQUE AQUI

CRÉDITOS:
Referência Bibliográfica:
CARNEIRO, Celso Dal Ré. Você sabia... que na África existem um vulcão coberto de neve? Ciência Hoje das Crianças.
Rio de Janeiro, n. 168, maio 2006. p. 13.
In.
BOLIGIAN, Levon. Geografia espaço e vivência 6º ano.
São Paulo: Saraiva, 2015.

Imagem: http://www.tmb.ie

Nenhum comentário:

Postar um comentário