E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (3)


Na terceira e última parte das postagens sobre os enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro 2012, vamos trazer as cinco escolas restantes com seus respectivos enredos. Essas vão completar o desfile de segunda.
São elas:
União da Ilha do Governador
Acadêmicos do Salgueiro
Estação Primeira de Mangueira
Unidos da Tijuca
Acadêmicos do Grande Rio

União da Ilha do Governador
          A Ilha nos traz o enredo "De Londres ao Brasil: era uma vez... uma Ilha". Onde vivia um povo valente e guerreiro. Um dia, apesar de ser defendida com bravura, um grande império a conquistou. O imperador invasor fundou uma cidade que cresceria até se tornar uma das mais importantes do mundo. Capital de um país e depois de um reino que se tornaria unido. Sua história é feita de reis e rainhas, príncipes e princesas, e de heróis errantes. Nesta terra, a fantasia e a realidade se confundem. Em sua tradição, narram contos onde espadas são encantadas e cálices são sagrados. Histórias de távolas redondas, fiéis escudeiros e magos a serviço de um só Rei. Nessa grande paródia carnavalesca, vamos adiantar os ponteiros do relógio e imaginar que a festa é aqui e agora. Acender a chama da paixão, incendiar de alegria toda a cidade e renovar as esperanças. Contos de fadas são como o carnaval, e sempre nos levam ao imaginário, sendo assim, esta história não poderia terminar diferente: “E viveremos felizes para sempre”.

Site da Escola: www.gresuniaodailha.com.br

Acadêmicos do Salgueiro
          A literatura de cordel será o tema do desfile do Salgueiro. O título do enredo, de autoria de Renato e Márcia Lage, é “Cordel branco e encarnado”. O Salgueiro pretende unir, no desifle, a arte dos poetas populares do Nordeste com o inconfundível batuque carioca. O enredo abordará ainda as origens do cordel na Europa, que ressurgiu com toda a força no Nordeste do Brasil em histórias que caíram no gosto popular, como “O Romance do Pavão Misterioso”, obra que inspirou os carnavalescos a criarem a logomarca do enredo salgueirense.

Site da Escola: www.salgueiro.com.br

Estação Primeira de Mangueira
           O enredo da Mangueira para esse ano é: "Vou festejar, sou Cacique, sou Mangueira". Vejamos um trecho da sinopse do enredo: "Salve a tribo dos bambas; esse "Doce Refúgio" de pagodeiros e malandros no bom sentido da palavra. A tribo que bate tambor e faz ecoar o surdo de primeira pra saudar a sagrada tamarineira e confirmar que o bom samba também mora em Mangueira. Afina, "onde eu cheguei, nem um mortal chegou, modesta parte nessa arte, Deus me consagrou e o meu canto ecoou por todo universo, até em Marte o meu samba fez sucesso!" Por tudo isso vou festejar, pois sou Cacique, sou Mangueira!"

Site da Escola: www.mangueira.com.br

Unidos da Tijuca
          A Tijuca comemora o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Toca a sanfona porque a festa vai começar! Abre e fecha esse fole que a comitiva vai chegar, A Avenida é a estrada que leva sertão adentro, E ninguém que aqui está esquecerá esse momento. Foi cantando pelo sertão que Gonzaga virou rei, De tanto cantarem junto, sua canção hoje é lei, Da poesia na praça, da valentia e coragem, Sua lição ganha as rádios, difunde sua mensagem. Nas estações onde passa, vai contando sua vida, Espalha alegria e raça, hoje ganha a Avenida, E a Tijuca agora brinca e pra todo o mundo diz, Que a estrela de Gonzaga no céu descansa feliz.

Site da Escola: unidosdatijuca.com.br/

Acadêmicos do Grande Rio
          Com base na tragédia de 2011, onde o fogo destruiu todo o trabalho da Grande Rio, a escola vem com o enredo "Eu acredito em você! E você? Histórias de Superação". Vamos ler um trecho da sinopse: "Não me peça para desistir. Acredito, sigo em frente porque só sei caminhar! Não me desanimo: caio, levanto, a volta por cima hei de dar. A força não está em mim: Para quem do céu herdou a promessa, a vitória é coisa certa; a questão é esperar. Por entre nuvens os anjos se puseram a anunciar: ”não te desespera”, não deixa o desânimo tomar conta de ti, tira os olhos das dificuldades e coloca-os em mim. Quando a dor me castigar, faço dela o incentivo para o entalhe mais perfeito da beleza de um altar. Se pobre eu nascer, se a vida me bater, se a dor me esmagar; abro sorriso ao adverso, luto de peito aberto, para as luzes da ribalta me consagarar! Se a vida me testar, tirar-me o que julgo precisar, se a firmeza das mãos me faltar, o dom de Deus resplandecerá e uma orquestra surgirá. São ”Joãos”, ”Marias”, ”Silvas”, ”moleques” que correm descalços, trabalhadores do asfalto, gente que luta, gente que vence. São mulheres que rompem as barreiras das limitações. São homens que vencem a ”seca” e o ”pau de arara”, para ocupar, quem sabe, o mais alto posto no comando da Nação. Jovens que ultrapassam os barracos da cidade. Mães que fazem da luta prova de superação. Homens e mulheres que levantam a poeira do chão, guerreiros que batem samba na palma da mão; a baiana que gira, o sorriso da velha-guarda, o passista que risca o chão, a bateria quer marca o pulsar do coração, ”gente que enverga mas não quebra”, gente que vem a ser o significado mais claro e puro para o nome SUPERAÇÃO!


Um comentário:

  1. O pior é que quando passa o Carnaval fica aquela sensação de "acabou o ano"... :D

    No rio eu torço pela Mocidade. Acho que por casua do bicampeonato em... putz, muito tempo...

    O primeiro foi "Sou Independente, sou raíz também, sou Padre Miguel, sou vila Vintém"

    Depois foi sobre a água "É no xuê xuê, é no xuê xuá, toda tristeza já deixei pra lá"

    ResponderExcluir