E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (1)

Na postagem de hoje, um pouco do enredo das quatro primeiras escolas de samba a entrar na Sapucaí no domingo.
São elas:
Renascer de Jacarepaguá
Portela
Imperatriz Leopoldinense
Mocidade Independente de Padre Miguel


Renascer de Jacarepaguá
          O Enredo da escola é "O Artista da Alegria dá o Tom da Folia". A escola vai fazer uma homenagem ao pintor Romero Brito, englobando a festa do Carnaval. Vai tratar de todo o encanto da arte, da pintura. Um trecho do samba-enredo nos mostra um pouquinho da mensagem que escola vai levar para o público: "Nas cores de sua aquarela/ valores brincando na tela/ aquele abraço desenhar/ gira o compasso, eu quero outra vez cantar". Ainda podemos citar: "Esse dom que faz o artista imortal/ é luz do céu para pintar/ é Renascer no Carnaval/ o faz buscar em cada cor o infinito/ acreditar Romero Brito/ que Deus mora na inspiração/ em páginas arte que viu/ o inverso se abriu, presente de irmão/ contraste que se refletiu/ universo do artista, outra direção".



Portela
          A Portela vem homenageando a Bahia. O carnavalesco Paulo Menezes nos fala um pouco do Enredo desse ano. "Sabe, meu senhor, sempre fomos muito festeiros, muito devotos, e gostaria muito que o meu povo conhecesse o seu povo e a sua maneira de festejar, de reverenciar a sua crença, a sua fé. Por muitas vezes cantei a Bahia, agora chegou a hora de mostrá-la. Bahia que tem o dom de encantar. Terra em que o branco e o negro, o sagrado e o profano, o afro e o barroco se misturam e se tornam uma coisa só. No mar da Bahia, tudo e todos se misturam. E que essa Bahia que é de Todos os Santos, seja a partir de então dos santos da Portela também, que eles passem a fazer parte do seu panteão, estendendo sobre eles o seu divino manto e nos conduza a um desfile triunfal sobre o altar do carnaval. Bem-aventurados aqueles que puderem ver a Portela em festa. Afinal, Sou Clara, Sou Portela, Sou Guerreiros, Sou Amor! Salve o manto azul e branco."


Site da Escola: www.gresportela.com.br

Imperatriz Leopoldinense
          A Imperatriz homenageia Jorge Amado. Vai trazer para a avenida toda a trajetória de vida desse grande escritor. Vamos conferir um pouco da sinopse do Enredo: "Jorge, Amado Jorge... Eis aqui sua história, vida e memória! Vai, criança baiana; descubra os segredos dessa terra. Jorge conheceu fazendas, ruas, vielas, becos e guetos, tipos e jeitos. Ah... O Rio de Janeiro... Nova casa do rapaz escritor. Graduado na vida e na universidade. Na política, com o “coração vermelho”, se engajou. Eis a malandragem, o primeiro livro: o “país do carnaval”. Primeiros romances. Romances da guerreira e apimentada Bahia, sua eterna paixão. O ciclo do cacau, grande inspiração. Viver nas areias da história e sonhar em ser capitão.  Um ideal. O valor do homem. O reconhecimento da valente alma do povo. Vivência e personagens se confundem.  100 anos do nascimento de Jorge Amado... Comemora a Imperatriz Leopoldinense! De alma e coração, vamos todos brindar ao mestre das letras! Sentadas sob a sombra da copa de uma grande árvore, suas palavras vão para sempre descansar...  Jorge, Amado Jorge... Muito obrigado! Hoje, a ti canto e me declaro: sou mais um gresilense apaixonado!"



Mocidade Independente de Padre Miguel
          A Mocidade vai homenagear Candido Portinari. "Ao escolher Candido Portinari como tema, a Mocidade Independente vem celebrar um dos maiores nomes da pintura brasileira no cinquentenário de seu desaparecimento. Através de suas mais importantes obras, mostraremos a trajetória deste artista que acima de tudo retratou em seus quadros e murais, a história, o povo e a vida dos brasileiros, através dos traços fortes e vigorosos carregados de dramaticidade e expressão. Esta homenagem escrita em forma de poema é a maneira mais digna encontrada para festejar este mestre que além de pintar também foi poeta e que entre outras manifestações artísticas soube tão bem ilustrar com seus desenhos os poemas de Carlos Drummond de Andrade, seu grande amigo e parceiro na versão do livro “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes. Por fim é a Mocidade Independente que se orgulha em levar para o desfile um pouco da obra imortal de Portinari ao conhecimento do grande povo, aquele que sempre foi a sua grande fonte de inspiração."


Site da Escola: gresmocidade.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário