E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Regiões Zoogeográficas do Mundo (2)

          Na segunda parte dessa postagem sobre as Regiões Zoogeográficas do Mundo vamos conhecer as outras três, das seis regiões existentes. Vale lembrar que o Planeta Terra possui vários tipos de regionalização, e essa é uma delas, que leva em conta os atributos da fauna.


REGIÃO INDO-MALAIA ou ORIENTAL











Esta região é compreendida pela Ásia Meridional (sul da Índia e da China), além do arquipélago da Sumatra, a ilha de Java e as Filipinas. É a menor região zoogeográfica. Os principais animais existentes nessa região são o tigre, elefante-asiático, orangotango e búfalo.


REGIÃO AUSTRALIANA









Como o nome já indica, esta região relaciona-se com a porção continental da Austrália. Trata-se de uma fauna bem exótica. Dentre os mamíferos destacam-se os monotremados (ornitorrinco), os marsupiais (canguru), os quirópteros (morcegos) e os roedores (ratos). São encontradas ainda aves, como a cacatua e répteis como o tuatara. 


REGIÃO NEOTROPICAL
Região que compreende toda a América Latina desde o México até a Argentina.
Divide-se em províncias:










• Mexicana;
• Antilhas;
• Patagoniana;
• Brasileira.
São encontrados vários gêneros de aves, carnívoros, lagartos, anfíbios e peixes. O destaque da província brasileira se dá pela grande diversidade da fauna, sobretudo pelas condições climáticas e de energia encontradas nos biomas brasileiros.


Créditos:
BARBOSA, Tiago Augusto; PRIETO, Carla Corrêa; CARVALHO, Silvia Méri. Biogeografia II. Ponta Grossa: UEPG, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário