E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (2)

Na segunda parte das postagens sobre os enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro 2012, vamos trazer mais quatro escolas com seus respectivos enredos. As três primeiras vão desfilar ainda no domingo e a última abre o desfile de segunda.
São elas:
Unidos do Porto da Pedra
Beija-Flor de Nilópolis
Unidos de Vila Isabel
São Clemente

Unidos do Porto da Pedra

          A Porto da Pedra foi última escola a divulgar o enredo para o Carnaval 2012, vai levar para a Sapucaí o enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida", de autoria do carnavalesco Roberto Szaniecki. Como inspiração, tomamos o cuidado materno como fonte de vida e desenvolvimento. Do período Neolítico aos dias atuais a evolução dos mamíferos e a importância do leite para a preservação das espécies dando todas as condições nutricionais aos novos rebentos para um crescimento saudável e pleno. Recheados de simbolismos pontuarão a presença do leite como agregador de força, Fé e Esperança em varias civilizações. Abrindo cronologicamente a História buscaremos as origens dos derivados do leite através das varias regiões do planeta e mostrando o inicio e a consolidação destes produtos na gastronomia mundial. O mais importante e não nos esquecermos é que mesmo para o simples deleite do paladar agrega valor nutricional a nossa vida corrida tornando-a mais prazerosa e saudável.

Site pesquisado: www.sidneyrezende.com

Beija-Flor de Nilópolis
          A Beija-Flor traz o enredo "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão". Um trecho da sinopse diz: "Areias infindas das terras das palmeiras do meu país, depois do oceano, do areal extenso, o horizonte imenso, onde a terra esboça luz. Upaon-Açu, solo sagrado, terra de encantarias, onde vive em plena mata, a tribo dos homens nus. São guerreiros dos cumes dos montes, dos vastos horizontes, onde canta o sabiá. São combatentes bravos, que não se fizeram escravos do estalar do açoite dos que vieram te dominar. São Luís, capital do Maranhão, terra de Alcione, de Joãozinho Trinta, de Zeca Baleiro, de Rita Ribeiro, do Reggae Brasileiro, de Gonçalves Dias, de Ferreira Gullar e Josué Montelo. Vestindo a fantasia, vem celebrar nossa folia o fofão, o vira-lata, cruz-diabo, o corso do meretrício e as cabrochas a brincar com os mascarados dos salões do Moisés. Em meio a tanta festa reluz o Eldorado da bauxita, minério batizado pela Coroa que te fundou e que desconheceu essa tua riqueza, que hoje é chama acesa para que possas progredir; na luz dos céus incomparáveis do futuro que te aguarda, na imensidão, para te consagrar, enfim, São Luís, pérola sagrada da Coroa encantada do glorioso Maranhão".

Site da Escola: www.beija-flor.com.br

Unidos de Vila Isabel
          Com o enredo "Você samba lá... que eu sambo cá! O canto livre de Angola", a Vila vai mostrar na avenida que Brasil e Angola são ligados por laços afetivos, linguísticos e de sangue. São quase irmãos pela história que os une. Aqui na Vila Isabel, que é de Noel, e de Martinho, devemos a ele esta história. Ele que, nos anos 70, fez sua primeira viagem ao continente negro e durante muitos anos foi a ponte entre o Brasil e Angola, sendo considerado um Embaixador Cultural. Levou a música brasileira como um presente ao povo amigo e irmão, através das vozes tão brasileiras de Caymmi, João Nogueira, Clara Nunes e ainda Chico Buarque, Miúcha, Djavan, D. Ivone Lara, entre outros. Três anos mais tarde, Martinho elaborou um projeto trazendo a música angolana para os brasileiros, a que chamou de O Canto livre de Angola.


São Clemente
           A São Clemente vai levar para a avenida "Uma aventura musical na Sapucaí". Vamos ver um trecho do samba-enredo "Prepare o seu coração, é pura emoção. A sirene acabou de tocar, a Orquestra começou e entoou o meu cantar, um violino anuncia, vem viajar na magia do meu cabaré, com samba no pé, vem exibir, pode aplaudir, será que é sonho meu, sucesso aqui vou eu. Põe a máscara pra mim, vem comigo a hora é esta, não sei viver sem você, és o artista, faz a nossa festa. Se o samba empolgou, virou carnaval, nossa aventura musical, noviça dançou, ao som da canção e conquistou meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário