E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

          Quando falamos em Carnaval, seja no trabalho, em casa, ou na roda de amigos, percebemos a divergência de opiniões. Uns gostam, outros não e alguns são indiferentes. Vou expressar aqui, como de costume, a minha opinião a respeito do tema e, também, vou trazer para vocês, amigos leitores, o que eu acho mais interessantes nessa festa.
          Segundo a história, o Carnaval surgiu na Grécia nos anos 600 a 520 a.C. De lá pra cá aconteceram muitas transformações na forma de se celebrar o Carnaval. Hoje, vemos pelas ruas, uma festa do prazer, do sexo sem compromisso, da orgia. É isso que faz com que muitas pessoas não apreciem o que o Carnaval tem de bom.
          Sou totalmente contra o que citei no parágrafo anterior sobre a forma que muitas pessoas comemoram o Carnaval. Porém, tem uma coisa que me encanta nessa festa. Algo que me faz perder duas noites de sono... Sabe o que é?
O Desfile das Escolas de Samba
          Isso mesmo! Gosto muito de assistir o desfile das Escolas de Samba, e é por isso que perco duas noites de samba (só duas, pois assisto só o desfile do Rio de Janeiro, não conseguiria assistir também o de São Paulo). Perco é modo de dizer, pois na verdade ganho, ganho ao ver todos os participantes, orientados pelo carnavalesco de cada escola, fazerem uma verdadeira obra de arte na Passarela do Samba (Sambódromo), ou Passarela Professor Darcy Ribeiro.
           Adquiri esse gosto pelos desfiles ao perceber que, cada escola, trata de um tema diferenciado e, durante todo o desfile, esse tema vai sendo trabalhado de maneira impressionante. Cada ala, cada alegoria, cada passista, trás parte do tema geral da escola. Isso é muito bonito. O que também me fez gostar do desfile é que o mesmo é uma competição muito bem organizada, como se fosse um campeonato de futebol, onde uma escola se sagra campeã e uma acaba sendo rebaixada.
          Ao longo do tempo, a forma de se realizarem os desfiles foi mudando. No ano passado, por exemplo, tivemos, nas notas, a regra do descarte, onde a menor e a maior notas são descartadas, permanecendo as outras três. Esse ano, no Rio de Janeiro, haverá uma campeã e duas escolas rebaixadas. Isso porque ano passado não foi rebaixada nenhuma por causa do incêndio que ocorreu na Cidade do Samba o qual afetou três escolas.
          Enfim, teria muita coisa para escrever sobre o Carnaval, sobre o Desfile das Escolas de Samba. Porém em uma postagem só vocês não iriam ler, não é mesmo? Quem sabe em mais alguns posts futuros. Penso em trazer para nossa reflexão os temas, ao menos das escolas do Rio de Janeiro, não prometo, mas vou tentar trazer os temas para refletirmos, quem sabe em dois ou três posts. Por agora, trago um vídeo produzido pelo Rico Produções o qual tem a ordem dos desfiles e um pedacinho de cada samba enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.


3 comentários:

  1. Nada me atrai no Carnaval... já assisti alguns desfiles, mas hoje nem isso faço mais.

    Acho bacana o trabalho em comunidade e a competição sadia (diferente do futebol) entre as escolas. Mas sei lá... não é o meu tipo de festa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de presenciar e assistir os magníficos desfiles das escolas de samba. No entanto no Brasil é bem melhor, bem diferente. Único. Daí não me atrair tanto o Carnaval aqui de Portugal...

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante de assistir os desfiles. Os temas são bem legais e diversificados.

    9-2 Juninho

    ResponderExcluir