E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Educandos... mudanças no comportamento (1)

          Inspirado no que escreveu o amigo Victor Rivas em sua coluna Observatório no Jornal Correio do Povo do Paraná, a qual, diga-se de passagem, sempre costumo ler, resolvi escrever sobre o ensino nos dias atuais.
          Estamos vivendo em um tempo de mudanças. Mudanças no modo de viver das pessoas na sociedade. Com o avanço das tecnologias, o nosso cotidiano mudou muito nos últimos anos. Isso aconteceu com todas as pessoas, desde a criança ao idoso. E, temos que nos acostumar com esse novo modo de vida.
          As crianças e adolescentes não mais se relacionam como a algum tempo atrás. Me considero jovem ainda, e no meu tempo de criança ainda brincávamos na rua, no lote vago, no pátio da casa. Comecei a manusear, de fato, o computador, quando ingressei na faculdade. Antes disso não tínhamos um em casa. Vídeogame eu nunca tive. Jogava quando um amigo visinho me convidava.
          Atualmente, computador e vídeogame já estão ficando ultrapassados. As crianças e adolescentes costumam brincar, se divertir com mp3, 4, 5,..., 10... e outros eletrônicos que não vou conseguir escrever o nome (e fiquei com preguiça de pesquisar). Mas, enfim, essa evolução fez com que nossas crianças e jovens brincassem com as tecnologias em casa.
          Porém, nós, seres humanos, necessitamos ter contato com as pessoas. E, em cada fase da vida, esse contato é diferenciado. Ou seja, na infância e adolescência, é o contato por meio de diversas brincadeiras. Quero dizer que, se em casa brinca-se com as tecnologias, outro lugar usado para brincar com outros adolescentes e crianças, é a escola.
          É claro que, somente isso, não explica o comportamente que muitos educandos têm nas escolas, mas, acredito que seja um agravante. Convido você a comentar, dando sua opinião em relação ao tema e, na medida do possível, levantando outros aspectos que podem estar implicando no comportamento de nossas crianças e adolescentes.

Um comentário: