E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Economia cresce 0,8% no 2º Trimestre deste ano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre 1º trimestre, setor de serviços registrou maior expansão. Na comparação com o 2º trimestre de 2010, PIB teve avanço de 3,1%


           A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (2). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,02 trilhão no período. (Clicando no título você pode ler o comentário do Professor Gadomski)

           No segundo trimestre, o destaque ficou com o setor de serviços, que mostrou crescimento de 0,8%, seguido pela indústria, 0,2%. Já a agropecuária recuou 0,1%.
           No primeiro trimestre a expansão da economia fora de 1,2% sobre os três meses anteriores, segundo revisão do IBGE. Na divulgação de junho, o número anunciado fora 1,3%.
           Na comparação com o segundo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 3,1%, com destaque partindo também do setor de serviços, com  alta de 3,4% e, na sequência, aparece a indústria, com crescimento de 1,7%. Agropecuária não mostrou variação.
           No primeiro semestre, a economia brasileira teve expansão de 3,6%, segundo o IBGE.

Os destaques em cada setor
          No setor de serviços, que teve a maior expansão entre os três analisados pelo IBGE,  os maiores resultados partiram de serviços de informação (1,9%), intermediação financeira e seguros (1,6%) e comércio (1,1%).
          Na indústria (0,2%), os destaques ficaram com a indústria extrativa, que cresceu 2,2%. Já a indústria de transformação não teve nenhuma variação neste trimestre.

Créditos à www.globo.com

Comentando...
           Podemos observar que os setores que mais cresceram foram o segundo (industrialização) e o terceiro (comércio e serviços). Dessa forma, vemos que esses setores também são os que mais disponibilizam vagas de emprego.
           Por que o primeiro setor da economia não apresentou crescimento? Vamos à realidade. Para as famílias que trabalham com a agricultura de subsistência já não está mais sendo viável o trabalho com a agricultura. Os pequenos agricultores padecem em suas propriedades. Além de, todo ano, se endividarem com os famosos financiamentos, na hora de vender o produto o mesmo não tem preço. Sem contar que existem muitos latifúndios, grandes propriedades monocultoras, e isso faz com que os pequenos agricultores acabem não significando muito para a economia em nível nacional.
          Dessa forma também ainda é crescente o êxodo rural. Os jovens não querem permanecer no campo e buscam outras alternativas nas maiores cidades. No campo, geralmente, acabam ficando somente as pessoas mais idosas.
          Será que não tínhamos que pensar um pouco mais a respeito disso? O que vai acontecer, ou está acontecendo, é que o campo ficará com poucas pessoas, principalmente com os grandes proprietários e as cidades ficarão com muita população o que leva a aumentar o número de favelas e pessoas em péssimas condições de vida.
(Elizandro Gadomski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário