E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Amazônia: Biodiversidade, Interesses... Um Problema.

          Muito têm se falado sobre a preservação da Amazônia, não só brasileira, mas a Amazônia como um todo, a Amazônia da América. O que vem sendo feito para essa preservação? Que interesses existem por trás das ONG's? O que outros países pretendem quando tentam criar políticas de proteção da Amazônia?
     
          Houve, na Amazônia, o agravamento do problema agrário com a expulsão de milhares de famílias camponesas de áreas que foram transformadas em unidades de conservação ambiental. Para os interesses econômicos do imperialismo, essa política atende duplamente a seus objetivos, pois garante a proteção dos recursos naturais para obtenção de matéria-prima necessária à sua indústria de base biotecnológica e garante imensas áreas de reserva para uso conforme seu interesse futuro. Dessa forma percebemos que não é somente a questão da preservação ambiental que está sendo considerada. Na verdade os interesses são outros.
           Países imperialistas, como os Estados Unidos, estão “de olho” na biodiversidade da nossa Amazônia. Dessa maneira precisamos observar muito bem o trabalho que é realizado pelas ONG's. O que, de fato, está sendo feito, quais os objetivos da mesma, pois, muitas só existem por interesses contrários aos apresentados às pessoas. Vemos que as políticas preservacionistas do imperialismo norte-americanos. Por exemplo, estão voltadas para a utilização futura de recursos naturais e a descoberta de plantas que sirvam à indústria milionária dos remédios. E é por isso que tem ocorrido a troca de títulos de uma dívida externa ilegítima por áreas de proteção ambiental nos países endividados e ricos em biodiversidade. O mecanismo de troca de dívida está contemplado na Lei de Conservação de Florestas Tropicais (TFCA), criada pelo governo norte-americano em 1998.
           A Amazônia é rica em sua biodiversidade, por isso existem muitas pessoas, principalmente de outros países, querendo se aproveitar desses recursos que poderão gerar muitos lucros. Há que se criar mecanismos de controle social, fiscalização, para que nossa biodiversidade não seja explorada sem que percebamos.
          Essa discussão não termina aqui, ainda precisamos debater muito a respeito da Amazônia. Em breve traremos outras análises, assim poderemos avançar a respeito desse assunto.
(Elizandro Gadomski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário