E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a Campeã 2012

           Como haviamos divulgado aqui no blog os enredos das 13 escolas de samba que desfilaram no grupo especial do Rio de Janeiro esse ano, não poderiamos deixar de fazer uma postagem comentando um pouco sobre os desfiles e, é claro, sobre a grande campeã Unidos da Tijuca.
          Como nos anos anteriores, todos os desfiles foram emocionantes. Tanto é, que a diferença entre a Unidos da Tijuca, campeã, e a Acadêmicos do Salgueiro, vice, foi de apenas dois décimos.
          Houve, na avenida, o óbvio. Por exemplo, a própria Unidos da Tijuca, já estávamos na expectativa de um grande desfile, afinal, o carnavalesco Paulo Barros vem demonstranto uma genialidade incomparável. Mas também vieram as suspresas, podemos citar a São Clemente, com um carnaval muito bem organizado e um samba daqueles que fica gravado na mente. Na sequência vamos relembrar um pouco dos desfiles e ver como ficaram as notas.


           Como podemos observar na classificação final, as escolas Renascer de Jacarepaguá e Unidos do Porto da Pedra vão desfilar no grupo de acesso A em 2013. Já o grupo especial vai contar com a mais nova integrante Inocentes de Belford Roxo.
          A São Clemente fez bonito e manteve-se no grupo especial, na minha opinião com merecimento. A Imperatriz Leopoldinense é uma escola tradicional, porém, há tempos não consegue ficar entre as campeãs, esse ano não foi diferente. Mocidade Independente de Padre Miguel e União da Ilha do Governador fizeram bonito e ficaram em uma posição merecida, aliás, o samba da União da Ilha também foi muito marcante. Considerei muito bonito o desfile da Estação Primeira de Mangueira, a "paradona" da bateria foi emocionante e o samba também muito bonito, confesso que acreditava que ficaria entre as seis primeiras.
          Agora vamos falar das campeãs. E dessas, não vamos somente tecer comentários, vamos também rever um pouquinho dos desfiles, vamos curtir os compactos publicados no youtube pela Rede Globo.

Portela
A Portela fez um belíssimo desfile. Com fantasias e alegorias muito bem elaboradas. No quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira ficou com a nota máxima, 30. A bateria não foi muito bem, ficando com a nota 29,6. Destaque para o samba-enredo, nota máxima também, os quatro julgadores deram nota 10.

Acadêmicos do Grande Rio
A Grande Rio já não é surpresa entre as campeãs. Essa escola ainda está em busca do título inédito do grupo especial. É a escola mais nova a desfilar nesse grupo. Nos últimos anos, tem voltado sempre no sábado das campeãs, e não é a toa. Tem feito desfiles de tirar o chapéu. Esse ano tínhamos uma grande expectativa, pois ano passado teve cerca de 90% de seu carnaval destruído pelo fogo e teve de refazer tudo em menos de trinta dias. Por esse motivo, havia grande expectativa pelo seu desfile. E ela mais uma vez ficou entre as seis primeiras colocadas. Deu show na avenida trazendo várias histórias de superação.

Beija-Flor de Nilópolis
Nos últimos anos a Beija-Flor se tornou uma colecionadora de títulos. Por isso, sempre é uma favorita. Durante a apuração sempre esteve na disputa, mesmo perdendo um décimo por causa de um problema na comissão de frente. Apresentou, como de costume, um carnaval muito bem elaborado e conquistou a quarta colocação. Ficou com nota máxima em quase todos os quesitos, porém perdeu seis décimos no quesito enredo, o que fez muita diferença.

Unidos de Vila Isabel
A Vila Isabel arrancou na ponta na apuração, porém foi perdendo décimos importantes no decorrer da mesma. Acabou em terceiro lugar. Fez um bonito desfile. Destaque para Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Conjunto, Evolução, Harmonia, Enredo e Samba-Enredo, quesitos que tiveram nota 10 de todos os julgadores.

Acadêmicos do Salgueiro
O Salgueiro surpreendeu no final da apuração e acabou ficando com o segundo lugar. Apresentou, como de costume, alegorias bastante grandes. Recebeu 10 de todos os jurados nos quesitos Harmonia e Enredo. Fez a Sapucaí levantar com um samba contagiante.

Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca dispensa comentários, é a campeã. Fez um desfile magnífico. Comemorando o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, emocionou o público e os telespectadores com um carnaval muito bonito. Descartando as menores notas, conseguiu 299,9 pontos de um máximo de 300, ou seja, perdeu apenas um décimo. As alegorias e fantasias estavam muito bonitas. Paulo Barros mais uma vez impressionou e como, de costume, deu show na comissão de frente. Parabéns Unidos da Tijuca! Título mais que merecido.

2 comentários:

  1. Olá!
    É sempre bom encontrar colegas por aqui que gostam de escrever sejam eles das mais diferentes áreas.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  2. Você acha mesmo que a Mangueira merecia voltar? E acha justa a posição da Mocidade? Onde você estava no dia do desfile? rs

    ResponderExcluir