E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Educação = Solução

          Estamos vivendo em uma sociedade que, a cada dia, nos surpreende com variadas mudanças. A evolução das tecnologias faz com que, de pouco em pouco tempo, precisemos estar nos atualizando. Caso contrário, acabamos sendo considerados ultrapassados.
          Isso nos trás um sério problema. Será que todas as pessoas têm acesso a essas novas tecnologias? Não! E isso acaba se tornando, também, uma forma de exclusão. Boa parte da humanidade está excluída da "rede", seja da internet ou da condição de dignidade. Isso mesmo, condição de dignidade. As desigualdades da sociedade atual são tão marcantes que ainda temos pessoas vivendo em condições de miséria absoluta. Ou seja, muitos acabam perdendo até mesmo a dignidade de pessoa, de ser humano.
          Podemos dizer que, a solução para os problemas relacionados às desigualdades da nossa sociedade, é a educação. Segundo Heerdt "só o acesso ao conhecimento pode forjar uma nova sociedade, onde a justiça, a paz, e a solidariedade serão os valores fundamentais".
          Por meio da educação, a mulher e o homem, são capazes de entender o mundo em que vivem, adquirem consciência de sua própria dignidade e também da responsabilidade de fazer sua parte para possibilitar qualidade de vida a todas as pessoas. Numa sociedade onde muitos bens materiais são considerados dispensáveis, temos que tomar cuidado, as pessoas não podem também ser consideradas dispensáveis.
          Quero encerrar esse post com um parágrafo do texto "Educar: Ciência e Arte" de Aldo Colombo que diz: "Eu educo hoje, com os valores que recebi ontem, pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, eu os conheço demais; os de hoje, percebo apenas alguns. Do amanhã, nada sei. Se eu usar apenas os valores de ontem, não educo, condiciono. Se eu usar apenas os de hoje, não educo, complico. Se eu usar apenas os possíveis valores de amanhã, não educo, faço experiências à custa do jovem. Se usar os três, sofro, mas educo."



A postagem de hoje foi embasada em alguns trechos do seguinte livro:

HEERDT, Mauri Luiz; COPPI, Paulo de. Como educar hoje?: reflexões e propostas
para uma educação integralSão Paulo: Editora Mundo e Missão, 2005.


2 comentários:

  1. sofro mas educo, perfecto.
    Gracias por seguir mi blog; sigo yo ya también el tuyo.
    saludos blogueros

    ResponderExcluir
  2. Olá Elizandro, obrigado pela visita ao blog, também sou professor e passo pelos mesmos percalços. Estou seguindo seu blog, que por sinal é muito bom. Na verdade meu blog oficial é este: http://recortecotidiano.blogspot.com/, o que você postou comentário era uma homenagem ao meu filho.

    Aguardo sua visita, abraço.

    ResponderExcluir