E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Grenal 393

          Domingo, dia 26, temos mais um confronto entre essas duas grandes equipes do futebol brasileiro. É o encontro de número 393. Abro espaço nesse blog para escrever um pouco sobre o Grenal, porque uma rivalidade como essa, a maior do Brasil e terceira maior do mundo, merece destaque.
          Desde 1909 existe este grande clássico do futebol mundial. Claro que, na época ainda não tinha as proporções de hoje. Depois daquele 10 X 0 do Grêmio sobre o Internacional, o confronto foi começando a ganhar cada vez mais destaque, até se tornar o clássico do Rio Grande do Sul e, hoje, ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores rivalidades futebolísticas do mundo.
          Ambos os times possuem motivos suficientes para que os torcedores se orgulhem de torcer. O Grêmio foi o primeiro a fazer história, conquistando vários títulos importantes, tanto nacionais, quanto internacionais. Vale destacar aqui os dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, duas Libertadores da América, uma Recopa, e um Mundial de Clubes. É comumente conhecido como Tricolor dos Pampas, mas o torcedor gosta mesmo de exaltar outro modo como também é chamado: Imortal Tricolor, recebeu esse apelido por muitas vezes se superar em momentos difíceis e em situações que pareciam inacreditáveis de acontecer. Vale lembrar aqui o título do Campeonato Brasileiro da série B, em 2005, onde o Grêmio bateu o Náutico nos Aflitos com apenas sete jogadores em campo. O feito, por sinal, rendeu até DVD "Inacreditável: A Batalha dos Aflitos". A imortalidade do Grêmio foi novamente mostrada recentemente, na quarta-feira passada, onde, em Curitiba o Grêmio perdia para o Coxa por 3 X 1 e deixava de passar à próxima fase da Copa Sul-Americana, e em mais um feito histórico, o Tricolor marca o gol do passe aos 44 minutos do segundo tempo.
          O Internacional começou seu trajeto para o sucesso um pouco mais tarde. Somente depois do ano 2000 foi que o time conseguiu conquistar títulos internacionais importantes. Vale destacar a favor do Inter os três Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, duas Libertadores da América, uma Recopa, uma Sul-Americana e um Mundial de Clubes. Atualmente, os colorados gostam de tratar o clube como "Campeão de Tudo", por ser o único time brasileiro a conquistar todos os campeonatos que estão sendo disputados na atualidade.
          O Grenal de domingo vai ser mais um jogão de bola. E a rivalidade está a tona nos torcedores. Sempre comento com meus amigos: Torcer para o Grêmio ou o Inter é bom demais, e é essa rivalidade que deixa a gente mais emocionado ainda. Futebol sem rivalidade não tem graça. Ninguém gosta de ser corneteado, é claro, porém temos nossos momentos felizes e nossos momentos tristes. Vamos ver quem vai se dar bem domingo. Será que eu vou passar mensagens aos meus amigos tirando aquele sarrinho, ou é o meu celular que vai se encher de mensagens? É domingo que vamos descobrir.
          Bem amigos, isso é um pouco do Grenal. Se eu fosse escrever tudo sobre essa rivalidade, iria faltar blog... Peço desculpas aos torcedores de outros times, mas tive que escrever sobre o Grenal, porque esse clássico é D+. Um abraço gremista a todos.

CRÉDITOS:
Imagem: betovetromille.blogspot.com

Um comentário:

  1. Gadomski,

    É inegável a importância da dupla Grenal para o futebol brasileiro.

    Concordo com o que você disse que futebol sem provocações e gozações não tem graça, mas vou divergir sobre esse papo de que é o clássico gaúcho é o terceiro do mundo em rivalidade.

    No Brasil temos grandes confrontos que mexem com suas respectivas cidades e estados. Assim como acontece no RS, Cruzeiro e Atlético, em MG, são inimigos mortais, mas trata-se de uma rivalidade regional.

    Como bom rubro-negro, queria destacar a dimensão de um Flamengo e vasco (o nome do Flamengo vem na frente e o do rival deve ser escrito com minúsculas). Mesmo com Fluminense e Botafogo fazendo parte do cenário do futebol carioca, este é um jogo diferente, que não tem como classificar.

    Já vi o Flamengo ser campeão diversas vezes (brasileiro, da Libertadores e Mundial), mas dois cariocas são inesquecíveis: o de 78 (gol de Rondinelli) e o tri conquistado em 2001 (milagre de Petkovic), ambos em cima dos caras.

    Saudações rubro-negras!

    ResponderExcluir