E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Imigração ilegal é um grande problema na Europa

          A imigração ilegal sempre foi um grande problema para a Europa. No entanto, esse ano, a situação se intensificou. Cerca de 50 mil imigrantes chegaram ao continente no primeiro trimestre de 2015. Milhares morreram tentando adentrar à Europa.
          Por trás de cada número desses, existe um ser humano buscando uma vida mais digna. Cada indivíduo carrega consigo um sonho.

          Quais as principais vias utilizadas pelos imigrantes? Que ações são tomadas pela União Europeia? O que diz a ONU a respeito da imigração ilegal? O que leva essas pessoas a tentar a imigração ilegal? O que poderia ser feito para amenizar a situação? Perguntas essenciais para entender essa situação, as quais serão respondidas nos comentários abaixo, por alguns alunos meus.

CRÉDITOS:
Imagem: g1.globo.com

20 comentários:

  1. um dos principais meios usados pelo mar do mediterrâneo
    alguns países aceitam o exílio e outros a uniformização que quer dizer é feito uma prova para ver o quanto sas pessoas que reflete sobre a linguagem do país e sua sabedoria sobre ele
    eles querem uma vida mais digna de se viver onde no país deles não tinha
    melhoras no trabalho que eles eseriam em seu pais

    Giancarlo V. S. Maurer
    8 ano

    ResponderExcluir
  2. eles passam para a europa pelo estreito de gibraltar cruzando ilegalmente, aproximadamente 573000 imigrantes ilegais chegaram a europa no inicio de 2015. Ou tambem a rota do Mediterrâneo Oriental (Grécia, Bulgária e Chipre),

    David Adolfo W.G. Parra
    8º ano

    ResponderExcluir
  3. Principal via foi pelo Mar Mediterrâneo. A União Europeia fez leis sobre a imigração junto com outros países. Segundo as informações a ONU precisa liberar militares para combater essa imigração sobre o Mar Mediterrâneo. Buscam uma condição melhor de vida e de trabalho com remunerações melhores. Deveriam ter mais propostas de empregos, uma condição de vida melhor.
    ...
    Concordo com a opinião do Giancarlo, as pessoas q fazem a imigração, estão atrás de uma vida melhor.

    Natalia Emanuelli Caetano
    8°ano

    ResponderExcluir
  4. Utilizam o mar mediterrâneo para entrar nas ilhas de Lampedusa, Sicília e Malta.
    A União Européia apóia ações para proteger os imigrantes depois de um desastre com um barco.
    ONU diz que estão carregando um fardo enorme mas devem ajudar e acolher civilizadamente os imigrantes. Também diz que a população deve se empenhar nessa tarefa.
    Imigram principalmente pelo passado colonial envolvendo Europa e África. A imigração se intensificou com a crise de 1990 na África e ir para Europa seriaais fácil porque ir pelo mediterrâneo é mais curto do que outras rotas.
    A comissão europeia apresentou um plano de 10 pontos de ação imediata para aliviar a crise de imigrantes pelo mediterrâneo.
    Matheus Becker da Silva
    8° ano

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as respostas dos meus colegas
    Matheus Becker da Silva
    8° ano

    ResponderExcluir
  6. No primeiro momento os imigrantes eram oriundos da própria Europa, de países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, que se dirigiram às nações mais desenvolvidas industrialmente com intuito de se colocar no mercado de trabalho. As vagas que surgiam nessas indústrias eram direcionadas a trabalhadores que não tinham uma boa qualificação, dessa forma recebiam baixos salários, geralmente não existia vínculos empregatícios, uma vez que eram trabalhos sazonais.
    Mais tarde, no decorrer das décadas de 1970 e 1980, houve uma alteração na configuração da origem dos imigrantes que se dirigiam para o continente europeu, esses eram originados das ex-colônias.
    Até mesmo as nações menos desenvolvidas do leste europeu começaram a absorver imigrantes, esse processo foi provocado, entre outros motivos, pelo aumento das desigualdades entre países centrais e periféricos. Países que sempre tiveram seus habitantes saindo para outros lugares do mundo passaram a receber imigrantes, sobretudo das ex-colônias como Brasil e o leste europeu.Eles utilizam principalmente o mar mediterrâneo.
    Amanda Vezaro
    8°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bom Amanda, porém você não respondeu as questões propostas.

      Excluir
    2. Eles passam para Europa pelo Mar Mediterrâneo, ilegalmente.
      Criam a lei de cotas migratórias na Suíça.
      Ao conselho de Segurança da ONU que aprove uma ação militar contra os traficantes de seres humanos para lutar contra a imigração ilegal no Mediterrâneo.
      Mais condições de vida pra morar.
      Ter um trabalho digno e uma uma situação financeira melhor.

      Andre José Nazzario
      8° ano

      Excluir
  7. Quais as principais vias utilizadas pelos imigrantes?umas das principais vias é pelo mar mediterranio
    Que ações são tomadas pela União Europeia?livre circulação entre os territórios de seus Estados-membros estão estreitamente ligados ao controle de suas fronteiras nacionais. Nos últimos dez anos foram criados diversos mecanismos para prevenir, controlar e punir a imigração irregular para a comunidade européia, cujo modelo migratório caracteriza-se por sua visão instrumental que burla os direitos fundamentais e reduz a imigração à mão-de-obra que seu mercado de trabalho necessita. A partir disso, derivam-se normas que reconhecem direitos conforme a nacionalidade e a condição migratória da pessoa. Nesse contexto, o artigo analisará, com um enfoque de direitos humanos, o que se supõe ser um "avanço" radical do processo de exteriorização, do ponto de vista físico, simbólico, político e também jurídico: as operações criadas para impedir a migração de pessoas em "cayucos" ou "pateras" para a Europa a partir das costas de países como Marrocos, Argélia, Senegal e Mauritânia.
    O que diz a ONU a respeito da imigração ilegal?Uma das medidas que faz parte do plano da União Europeia para evitar que milhares de pessoas morram afogadas ao tentar atravessar o Mediterrâneo é desencadear ações militares para destruir os barcos que fazem o transporte ilegal de pessoas. aumentando a segurança nas fronteiras
    O que leva essas pessoas a tentar a imigração ilegal?uma vida melhor empregos melhores mais oportunidades de vida
    O que poderia ser feito para amenizar a situação? melhorar as condiçoes de vidas dos locais da onde as pessoas estao saindo

    ResponderExcluir
  8. A principal via é pelo Mar Mediterraneo.A União Europeia fez leis para a imigração ilegal na Europa.A ONU libera soudados navais para combater os imigrantes no Mediterraneo.Uma das razoes para a imigração ilegal é a guerra civil ou reprenssão da natureza religiosa.Uma condição de vida melhor e mais justa

    Eduardo Schuster Pesenti
    8 ano

    ResponderExcluir
  9. Após o término da Segunda Guerra Mundial, vários países europeus se reconstruíram e se destacaram no seguimento industrial, como a Alemanha e a França, com o crescimento econômico derivado desse setor tais nações se tornaram áreas de atração para trabalhadores, sobretudo, imigrantes.

    No primeiro momento os imigrantes eram oriundos da própria Europa, de países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, que se dirigiram às nações mais desenvolvidas industrialmente com intuito de se colocar no mercado de trabalho. As vagas que surgiam nessas indústrias eram direcionadas a trabalhadores que não tinham uma boa qualificação, dessa forma recebiam baixos salários, geralmente não existia vínculos empregatícios, uma vez que eram trabalhos sazonais.

    Mais tarde, no decorrer das décadas de 1970 e 1980, houve uma alteração na configuração da origem dos imigrantes que se dirigiam para o continente europeu, esses eram originados das ex-colônias.

    Até mesmo as nações menos desenvolvidas do leste europeu começaram a absorver imigrantes, esse processo foi provocado, entre outros motivos, pelo aumento das desigualdades entre países centrais e periféricos. Países que sempre tiveram seus habitantes saindo para outros lugares do mundo passaram a receber imigrantes, sobretudo das ex-colônias como Brasil e o leste europeu.
    Ana Claudia
    8 ano

    ResponderExcluir
  10. a principal via e pelo mar mediterraneo.A uniao Europeia criou varias leis por causa da imigraçao ilegal,a ONU libera vairios militares para combater varios imigrantes.a imigraçao ilegal aconteceu por causa da guerra civil e pra acabar com essa situaçao precisa melhorar suas condiçoes de vda de cada um.

    Felipe Carvalho
    8 ano

    ResponderExcluir