E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Indicadores de Desenvolvimento de Países Americanos

          Alguns educandos irão utilizar esse espaço para uma reflexão sobre as desigualdades econômicas e sociais existentes entre os países americanos. Assim como temos grandes potências em nosso continente, também temos países subdesenvolvidos, nos quais as condições de vida da população são de extrema pobreza.

58 comentários:

  1. PAIS: CHILE
    *IDH:0,900
    *Esperança de vida ao nascer:79,4 anos
    *Taxa de alfabetização: 95,5
    Antes de ser colonizado pelos europeus, o chile era habitado pelos incas, povo nativo da America do Sul. Embora o pais tenha passado por uma rígida e sangrenta ditadura (1973-1990) hoje eh um pais que tem muita liberdade de expressão e bom funcionamento da democracia, alem de ser um dos países de maior Índice de Desenvolvimento Humano da America do Sul, liberdade de comercio e qualidade de vida.
    O Chile eh o segundo pais mais rico da região com o PIB de 277,2 bilhão USD (2013), isso se deve principalmente a liberdade comercial ALUNO: ANGELO YAMAZAKI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia de algumas coisas sobre o Chile, principalmente sobre a ditadura. Ficou legal!
      Marcela G.T.

      Excluir
    2. Vejam, meus jovens, que o Chile é um dos países com os maiores índices sociais da América Latina. Mesmo não possuindo uma gigantesca economia, o país preserva o seu lado social.

      Excluir
    3. Interessante que depois de uma longa ditadura,o Chile tem aliberdade de expressão e o bom funcionamento da democracia,o que o Brasil,por exemplo tem dificuldade para ter.Ficou muito bom!

      Lucca Marreiros

      Excluir
    4. Boa recuperação do Chile,que passou por uma longa e grave ditadura e já se recuperou
      LUCCA

      Excluir
    5. Achei muito interessante, pois não sabia que o Chile é o segundo país mais rico de sua região.
      Bruno Henrique F. Gomes

      Excluir
    6. Achei muito interessante a pesquisa, pois não sabia que o Chile tinha passado por uma ditadura militar e que apresenta índices elevados em tantas questões.
      Marianna P.F.

      Excluir
  2. Guatemala



    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,628
    Esperança de Vida ao Nascer: 72,1 anos
    Taxa de Alfabetização: 75,9 %
    População com acesso a água potável: 92%
    Gastos públicos com Educação: (não disponível)
    População total: 15.859.714 habitantes
    Total homem: 7.380.392
    Total mulher: 7.757.177
    Taxa bruta de mortalidade: 32 por mil
    Taxa bruta de natalidade: 5 por mil



    Localização: America Central
    Capital: Cidade da Guatemala
    Extensão territorial: 108.890 (quilômetros quadrados)
    Idioma: Espanhol
    Moeda: Quetzal


    Aluno: Riam Eduardo Piacheski Série:9º ano
    Professor: Elizandro Gadomski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riam, você listou vários dados, caprichou na pesquisa, está ótimo, porém, gostaria de solicitar um pequeno texto sobre as reais condições de vida da população da Guatemala.

      Excluir
    2. O Guatemala é um dos países da America com o índice de IDH mais baixo. A taxa de alfabetização não é das melhores, e pelo que da para se observar a taxa de mortalidade é maior do que a taxa de natalidade.
      Sara G. S.

      Excluir
  3. Canadá
    O Canadá é um dos países americanos mais desenvolvidos em todas as questões. Com o IDH de 0,902 e expectativa de vida de 81,5 anos nota-se ótimas condições de vida da população canadense. Isso só é realidade pelos investimentos do governo em questões essenciais e básicas para a evolução de um país, como em saúde e em educação. Com grande diversidade cultural, o país é livre de preconceito pelo respeito e consciência, presentes ao mínimo em grande maioria da população.
    A educação primária e secundária são gratuitas, mais de 80% dos gastos com a educação são pagos pelo governo, e 40% dos trabalhadores canadenses possuem diploma superior.
    A saúde é uma das melhores do mundo, com cerca de 55 mil médicos. Cada ano são investidos aproximadamente $52 bilhões apenas nessa área.
    Marianna P.F.
    (taxa de alfabetização não disponível)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal e interessante, não sabia de algumas coisas!
      Marcela G.T

      Excluir
    2. Observem que o Canadá é um país desenvolvido e, muito desse desenvolvimento se deve aos investimentos destinados, principalmente, à educação.

      Excluir
    3. Muito interessante o exemplo que o povo canadense dá para os outros como a boa saúde e a boa educação
      Lucca Marreiros

      Excluir
    4. Gostei palo fato do país ser livre de preconceito e pela saúde ser uma das melhores no mundo.
      Valeska Rech

      Excluir
    5. O Canadá realmente é um exemplo nas areas da saúde e da educação
      LUCCA

      Excluir
    6. Ficou muito bom, pois não sabia que no Canadá eram investidos cerca de $52 bilhões envolvidos à saúde. Sendo um dos melhores países do mundo em relação à saúde.
      Bruno Henrique F. Gomes

      Excluir
    7. É o melhor país a ser viver na America do Norte na minha opinão pois o governo sabe investe bastante em coisas básicas mas essenciais para um país ser bem desenvolvido.
      Fernanda Trento

      Excluir
    8. Apenas com esse pequeno e breve texto podemos perceber que o Canadá é um ótimo País,pois investindo nas necessidades básicas ele já consegue se sobre sair dentre outros países. Gisella Pires

      Excluir
    9. sim, eu que fiz este texto, Maria Eduarda.

      Excluir
    10. Na minha opinião o Canadá é um dos países que mais se destaca em relação a educação e a saúde, o que de fato são as coisas que mais ajudam um país crescer e evoluir mais a cada dia. No meu ponto de vista, o que influencia não só a boa educação mas também a saúde, é o fato do governo saber como administrar e como investir o dinheiro do país.Um fato que não da para não ser notado, é que o país é livre de preconceito, e isso realmente é uma vantagem para o seu desenvolvimento. Maria Eduarda A. Mendes.

      Excluir
  4. BOLÍVIA

    Atualmente,grande parte da população boliviana tem descendência de grupos indígenas.A Bolívia tem uma das economias mais pobres da América do Sul.Sua população é de 10.847.664 habitantes.Atualmente,grande número de bolivianos vem procurar trabalho no Brasil,principalmente na área da medicina,onde tem o objetivo de melhorar a sua condição de vida e de sua família.
    A Bolívia também é o país com a maior taxa de mortalidade da América do Sul.
    As línguas oficiais são o castelhano e os idiomas índios aimará e quíchua.

    *População residente em área urbana:68,11 %
    *População residente em área rural:31,89 %
    *Taxa de natalidade: 26 por mil
    *Taxa de mortalidade: 7 por mil
    *Densidade demográfica:10 hab/Km (quadrado)
    *Taxa média anual de crescimento da população 2010-2015:1,566%
    *IDH:0,677
    *Esperança de vida:67,3
    *Taxa de alfabetização:91,2

    Aluno: Bruno Henrique F. Gomes
    Professor: Elizandro Gadomski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos que, dentre os países da América do Sul, poucos conseguem algum destaque no cenário econômico e social. A Bolívia sobre com o seu baixo índice de desenvolvimento.

      Excluir
    2. Infelizmente,a situação da Bolívia é muito ruim mesmo...

      Excluir
    3. legal muito interessante não sabia de algumas coisas sobre a Bolívia

      Excluir
    4. Eu não conhecia essa parte da medicina

      Excluir
  5. Uruguai:

    *IDH: 0,790
    *Esperança de Vida: 77,2 anos
    *Taxa de Alfabetização: 98,1%

    O investimento no bem-estar social, a educação de alto nível e o atendimento médico de qualidade são características tão marcantes do Uruguai que, desde o fim do século XIX, o país é conhecido como "a Suíça da América".
    A educação no Uruguai é secular, livre e obrigatória por anos, a partir dos quatro anos de idade. O sistema é dividido em seis níveis de ensino: jardim de infância; primário; secundário; superior e pós-graduação.
    O Uruguai tem um sistema de saúde misto (público e privado). Quase 46% da população uruguaia é filiada a uma instituição de assistência médica privada, enquanto 42% cuidam de sua saúde através do serviço de assistência médica pública. O país é o segundo na América Latina com maior número de médicos per capita (3,65 para cada mil habitantes), depois de Cuba (5,91 por mil habitantes).

    Marcela G.T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Uruguai é um dos exemplos a serem seguidos na América do Sul. Atualmente, com um governo popular, vem conseguindo ainda mais avanços nas áreas sociais.

      Excluir
    2. Achei bem interessante pois tinha totalmente outra visão do Uruguai, e pelo o que li e pesquisei é um pais exemplo a todos os outros da América Latina, sua taxa de educação e os planos de saúde são otimos.
      Fernanda Trento

      Excluir
    3. Achei muito interessante a maneira com que o Uruguai da prioridade a educação e saúde de qualidade,pois sem educação e saúde o país enfrenta dificuldades em evoluir. Gisella Pires

      Excluir
    4. Achei muito interessante a sua pesquisa, que me levou a reflexão sobre a atual situação social do Uruguai, que aparentemente está em ótimas condições.
      Marianna P.F.

      Excluir
    5. Muito bom, um país que da prioridade a educação e a saúde com certeza tem mais chance a evoluir.

      Excluir
  6. Atualmente,a situação do povo da Argentina não é a das mais confortáveis.A pobreza só aumenta no país.Dados de 2012 apontam para 26,9% da pobreza no país.Atualmente,10 milhões de argentinos vivem sem emprego formal.Em 2007,o desemprego era de 16,5%.Em 2012 esse número subiu para 30,6%.Isso também vem afetando a educação:37% dos jovens não concluem o Ensino Médio,enquanto algumas crianças entre 5 e 7 anos já trabalham para ajudar a família.Com isso,favelas,miséria,inflação,menos escolariedade e oportunidades só crescem na Argentina.

    IDH: 0,808 (muito alto)
    Esperança de Vida: 76,3 anos
    Taxa de Alfabetização: 97,9%

    Aluno:Lucca Marreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível perceber que, ultimamente, a Argentina decaiu bastante em algumas áreas, a população está muito revoltada com o atual governo.

      Excluir
    2. Por mais que a população argentina esteja em situação precária o nível de alfabetização é bem alto comparado com outros países. Mas por politicas erradas a população esta pagando caro, com menos oportunidades, inflação aterrorizando, como consequências aumento de favelas e misérias.
      Sara G. S.

      Excluir
    3. Como podemos ver, infelizmente a Argentina não é um país que possa se destacar em relaçao a educaçao. E isso pode piorar mais a cada dia. O que será de um país sem ensino para crianças e jovens? Quanto mais isso acontece mais o país perde chances para evoluir. Maria Eduarda A. Mendes.

      Excluir
  7. Paraguai:

    *taxa de alfabetização:93,9%
    *IDH:0,676
    *Esperança de vida:72,3 anos

    O Paraguai recebe grande influência do artesanato pois ele vem da cultura indígena e parte dela é feita com tecidos apreciados no mundo todo.A culinária local mescla diversos tipos de carne e produtos vegetais.Sua alfabetização é considerada alta sendo que duas Universidades são responsáveis pelo avanço na educação.
    A música é de origem européia e as línguas mais faldas sáo o gurani mais usado no ambiente doméstico e o espanhol na vida comercial.
    Ele possui uma das economias mais fracas da América do sul pois é dependente de importações de países vizinhos como Brasil,Argentina ,entre outros.

    Valeska Rech

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não tendo uma economia forte, podemos dizer que o país tem certo destaque na educação. Muitos brasileiros fazem mestrado em universidades do país.

      Excluir
  8. Argentina.
    A situação atual do povo argentino não é das mais confortáveis,em praticamente todas ás áreas.Segunda maior economia da América do Sul,o povo argentino não está muito satisfeito com a situação atual do país.Segundo dados de 2012,a pobreza alcançou 26,9%.10 milhões de argentinos estão sem emprego formal:em 2007,16,5% do povo não tinha emprego.Já em 2012 esse número subiu para 30,6%.Isso também afeta a educação:37% dos jovens não terminaram o ensino médio,enquanto 12% das crianças entre 5 e 7 anos tem de trabalhar.

    Dados: IDH:0,808(Muito Alto)
    Esperança de vida:76,3 anos
    Taxa de Alfabetização:97,9%
    Aluno:Lucca Marreiros

    ResponderExcluir
  9. PAÍS VENEZUELA
    Índice desenvolvimento humano: 0,764
    Esperança de vida ao nascer: 74,6anos
    População subnutrida: menor que 5%
    Calorias consumidas: 3020 kcal por dia
    População com acesso água potável: sem dado
    População com acesso a rede sanitária: sem dado
    Taxa de alfabetização: de pessoas com mais de 15 anos de idade 95,5
    Taxa bruta de matriculas: para todos os níveis de ensino 89,0
    Capital: Caracas
    Moeda: Bolívar forte
    Nome oficial: República Bolivariana da Venezuela
    Nacionalidade: venezuelana
    Data nacional: 05 de julho - Dia da Independência
    Idioma: espanhol
    Religião: cristianismo 92,7% (católicos), outras 7,3%.
    Fuso horário: 1h
    Clima: tropical
    Localização: Norte da América do Sul
    Divisão administrativa: 23 estados
    Governo: República Presidencialista
    Densidade Demográfica: 31,7 hab./km2
    Cidades Principais: Caracas, Barcelona, Valencia, Barquisimeto e Ciudad Guayana, Tucupita.
    Composição da População: eurameríndios 67%, europeus ibéricos 21%, afro-americanos 10%, ameríndios 2%.

    ECONOMIA
    Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, banana, abacaxi, milho, arroz, laranja, sorgo, mandioca.
    Pecuária: bovinos, suínos, caprinos e aves.
    Mineração: petróleo (principal), gás natural, carvão mineral, diamante, ouro, bauxita e minério de ferro.
    Indústria: refino de petróleo, metalúrgica, siderúrgica, alimentícia e química.
    PIB: US$ 402 bilhões (estimativa 2012)
    Venezuela tem fronteiras com a Guiana a leste, com o Brasil ao sul e com a Colômbia a oeste. Sua área territorial é de 916 445 km², sendo o 32º maior país no mundo em território. Sua população é estimada em 28 892 735 habitantes e a capital nacional é Caracas. As cores da bandeira venezuelana são o amarelo, azul e vermelho, nessa ordem: o amarelo representa a riqueza da terra, o azul o mar e o céu do país, e o vermelho o sangue derramado pelos heróis da independência.
    Sara G. S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pesquisa, Sara. Com certeza lhe rendeu um trabalhão, porém, gostaria que fizesse um comentário-resposta citando características da situação atual da população.

      Excluir
    2. A situação da população na Venezuela esta muito critica; uma serie de protestos contra o governo de Nicolás Maduro começaram no inicio do anos de 2014.O movimento representa insatisfação com supostas violações de direitos humanos, escassez de produtos básicos e altos níveis de criminalidade.
      Sara G. S.
      complementação do meu trabalho!

      Excluir
  10. Pais: Estados Unidos
    População total :322,583,006
    IDH:0,914
    Esperança de vida ao nascer :78,9 anos
    Taxa de natalidade:14 por mil
    Taxa de mortalidade:8 por mil
    Densidade demográfica: 33 hab/ km²

    A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, principalmente nos diversos setores econômicos. O país é um grande produtor de gêneros agro-pecuários, porém destaca-se na produção de produtos industrializados e tecnológicos. O turismo nos Estados Unidos é de extrema importância para a economia do país. É o terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, e recebe cerca de 1,5 bilhões de turistas. A mineração também é um destaque econômico dos Estados Unidos. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e Alasca. Já o carvão mineral é extraído nos estados do Wyoming, Kentucky e Virgínia Ocidental. Outro destaque da economia norte-americana é a produção de softwares e produtos de informática e eletrônica. Grande parte das empresas deste setor encontra-se instalada na região do Vale do Silício, na cidade de San José na Califórnia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, esse país era de responsabilidade da Maria, certo? Pois bem, ótima pesquisa, porém aqui também precisamos de mais informações sobre a situação da população do país.

      Excluir
    2. por ter uma economia tao forte a moeda deles e a moeda mundial

      Excluir
    3. Sim, esse texto é meu, e por engano acho que comentei errado no texto da Fernanda, ou o computador que ta louqueando.. Mas enfim esse é o meu texto. Maria Eduarda A Mendes.

      Excluir
    4. Dizem que a "língua" oficial do mundo e o dólar.

      Excluir
  11. México
    Nos últimos anos o quadro humano no país melhorou, isso quer dizer que a qualidade vida se elevou. O IDH é alto (0,756), apresenta uma expectativa de vida de cerca de 75,5 anos. O índice de crescimento natural do país caiu, fato proveniente da queda da taxa de natalidade. No México o índice de alfabetização é 95,5 para jovens com menos de 14 anos, e 91% para as pessoas acima de 15, colocando o México em 24º lugar no ranking mundial de acordo com a UNESCO. A educação primária e secundária é gratuita e compulsória, durando 9 anos.
    No entanto, o percentual de jovens ainda sobressai sobre as outras camadas da pirâmide etária. Apesar da grande ascensão social, o país ainda enfrenta muitos problemas, tais como desigualdade, marginalização, corrupção, falta de infraestrutura, entre outros.
    Fernanda S. Trento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Fernanda. É interessante ressaltar que os índices do México se parecem muito com os dos países da América do Sul, fato que confirma que o país ser considerado latino-americano vai muito mais além das questões referentes à colonização.

      Excluir
    2. Sim, esse texto é meu. Maria Eduarda.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Minha gente, tenham calma e não se preocupem. Muitas vezes esse professor demora a entrar no blog para autorizar a publicação dos comentários, sendo assim, quando aparece, no momento do envio, que o comentário está aguardando autorização, é sinal que veio para eu ver, dessa forma fiquem tranquilos.

    ResponderExcluir
  15. O Peru é o terceiro maior país da América do sul,porém sua economia não é tão grande como o território,ele tem experimentado um crescimento significativo nos últimos 15 anos,o país tem uma alta pontuação no índice de desenvolvimento humano(0,737), A renda per capita de 2008 foi de 8 594 dólares;84 em 2009, 34,8% de sua população total era pobre, incluindo 11,5% que é extremamente pobre,a taxa de alfabetização é boa (89,6) e sua longevidade é de 74,8 anos.o Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões,e as principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico. Gisella P.Albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Peru nunca teve uma economia forte, Gisella. Ultimamente que o país vem conseguindo um pouco mais de desenvolvimento.

      Excluir
  16. Pais: el salvador
    População total : 7.066.403
    IDH: 0,662
    Esperança de vida ao nascer :20
    Taxa de natalidade:25,72
    Taxa de mortalidade:5,53
    Densidade demográfica: 292 hab/km²

    Esta localizado na américa central ,o oceano pacifico o banha .
    a economia e na base da exportação de café e camarão .
    Em seu território existem 25 vulcões extintos, esta
    com sua mata praticamente devastada pela não inexistência de leis
    contra o desmatamento .
    Tem muitas periferias mas a maior parte e de classe media baixa.

    para quem quiser saber mais entre nesta pagina www.suapesquisa.com/paises/el_salvador/

    Piva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correção, Alisson. A esperança de vida em El Salvador é de 72,6 anos.

      Excluir
  17. esse pais deve ser bem pobre para ter esperança de vida 20...
    Angelo

    ResponderExcluir