E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Entenda esse calor

          Estamos vivendo dias de calor intenso. O último registro de temperatura tão elevada no Brasil é do ano de 2001. Vamos entender melhor o que está acontecendo.
1. O Oceano Atlântico está com uma temperatura em torno de 1,5ºC acima do normal, ou seja, as águas litorâneas estão mais quentes.
2. Um bloqueio atmosférico impede o avanço das frentes frias sobre o território brasileiro. Esse bloqueio é causado por ventos muito fortes em altos níveis da atmosfera.
3. O bloqueio atmosférico somado aos ventos forma uma espécie de bolha de ar quente sobre o Centro-Sul do Brasil.
4. A pressão atmosférica impede a evaporação do ar, dessa forma, não temos formação de nuvens e, consequentemente, não temos chuvas.
5. Geralmente esse bloqueio é longo, pois só se desfaz com a entrada de uma frente fria na região, como a Massa Polar Atlântica não consegue avançar, essa frente terá de vir empurrada pela Massa Equatorial Continental, surgindo nas regiões úmidas da Amazônia e, isto está previsto para a metade desse mês, então, quem sabe teremos chuva no próximo fim de semana.
Acompanhe a explicação em vídeo.

CRÉDITOS:
Imagem: portalcienciacultura.blogspot.com
Vídeo: youtube.com/climatempo
Referência Bibliográfica: zerohora.clicrbs.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário