E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Planetas do Sistema Solar

          Nessa postagem, vamos colher várias informações sobre os oito planetas que compõem o Sistema Planetário Solar. Porém, essa construção do conhecimento será coletiva. Vamos contar com a participação dos educandos do 6º ano da Escola Vicentina Santa Ana de Laranjeiras do Sul. Em seus comentários, irão abordar cada um desses planetas. Amigo leitor, sinta-se convidado a participar também.




CRÉDITOS:
Imagem: lusophia.wordpress.com

39 comentários:

  1. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol.10 Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Neptuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.11

    Júpiter é composto principalmente de hidrogênio e hélio. O planeta também pode possuir um núcleo composto por elementos mais pesados. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata. Sua atmosfera é dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades onde as faixas se encontram. Uma dessas tempestades é a Grande Mancha Vermelha, uma das características visíveis de Júpiter mais conhecidas e proeminentes, cuja existência data do século XVII,12 com ventos de até 500 km/h e possuindo um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra.13
    aluna: karolayne dambrosio

    ResponderExcluir
  2. Jupiter:

    é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro como em massa e o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Neptuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupterianos ou planetas jovianos. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.

    Júpiter é composto principalmente por hidrogénio e hélio. O planeta também pode possuir um núcleo composto por elementos mais pesados. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata. A sua atmosfera é dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades onde as faixas se encontram. Uma dessas tempestades é a Grande Mancha Vermelha, uma das características visíveis de Júpiter mais conhecidas e proeminentes, cuja existência data do século XVII, com ventos de até 500 km/h e possuindo um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra.
    aluna: helen

    ResponderExcluir
  3. Venús é um planeta que atinge até 461°C. Venús é um dos astros mais brilhante do céu no período noturno. Venús tem a composição,tamanho e massa parecido com as do planeta terra. Venús nao tem satèlites naturais. o ano de Venús é 224 dias terrestres. é o segundo planetao do sistema solar
    Nome:Luan Felipe Becker

    ResponderExcluir
  4. Terra: Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior planeta do Sistema Solar.È também o maior planeta do Sistema Telúricos.È por vez chamado de planeta azul.Lar de milhões de espécies e seres vivo , incluindo os humanos , a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência da vida.O planeta formou - se há 4 ,54 bilhões de anos e a vida surgiu na superfície um bilhão de anos depois . Desde então, a biosfera terrestre alterou significativamente a atmosfera e outros fatores abióticos do planeta, permitindo a proliferação , bem como a formação da camada de ozônio , a qual um conjunto com o campo magnético terrestre, bloqueia a radiação solar prejudicial , permitindo a vida no planeta.
    Aluno: Breno Marcos

    ResponderExcluir
  5. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.
    Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos.
    Aluna: Thaíssa Maria Secchi

    ResponderExcluir
  6. Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.1
    Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra
    Aluna: Bianca Camilia Borges

    ResponderExcluir
  7. Vênus

    É o segundo planeta do sistema solar em ordem de distância a partir do sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem deus romana do amor e da beleza Vênus , equivalente a Afrodite . Depois da lua, é o planeta mais brilhante do céu noturno.

    Como vênus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol , não é um planeta gasoso . Ele também é bem semelhante com a terra em massa e tamanho
    Aluna:Bárbara Franco Martins

    ResponderExcluir
  8. Júpiter
    Júpiter é observável a olho nu, sendo no geral o quarto objecto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vénus. Por vezes, Marte aparenta ser mais brilhante do que Júpiter. O planeta era conhecido por astrónomos de tempos antigos e era associado com as crenças mitológicas e religiosas de várias culturas. Os romanos batizaram o planeta de Júpiter, um deus da sua mitologia.

    Júpiter possui um ténue sistema de anéis, e uma poderosa magnetosfera. Possui pelo menos 63 satélites, dos quais se destacam os quatro descobertos por Galileu Galilei em 1610: Ganimedes, o maior do Sistema Solar, Calisto, Io e Europa, os três primeiros são mais massivos que a Lua e o primeiro, tem um diâmetro maior que o do planeta Mercurio

    Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro como em massa e o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Neptuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupterianos ou planetas jovianos. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.
    aluna : Amanda Franco Martins

    ResponderExcluir
  9. Netuno é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o oitavo planeta do sistema solar e o mais afastado do Sol. Tem esse nome em homenagem ao deus romano dos mares e oceanos. Foi descoberto em 26/09/1846 pelos astrônomos John Couch Adams e Urbain Le Verrier.

    Características de Netuno

    - Netuno é o terceiro maior planeta em massa do Sistema Solar (1,024×1026 kg).

    - A área superficial deste planeta é de 7,65×109 km².

    - Seu diâmetro é de 49572 km. Com esta medida é o quarto maior planeta do Sistema Solar em diâmetro.

    - Netuno possui 13 satélites (luas), sendo que as maiores são: Tritão (2700 km de diâmetro), Proteu (418 km de diâmetro) e Nereida (340 km de diâmetro).

    - A atmosfera de Netuno é formada, principalmente, por hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Porém, o interior deste planeta é formado basicamente rochas e gelo.

    - Possui uma aparência azulada em função da presença de gás metano na atmosfera.

    - Entre todos os planetas do Sistema Solar, Netuno é o planeta com a presença de ventos mais fortes. Estes, podem chegar a até 2.000 km/h.

    - Devido a sua grande distância do Sol, Netuno é um dos planetas mais frios do Sistema Solar. A temperatura média na superfície de Netuno é por volta de -210°C. Porém, o centro deste planeta possui temperaturas semelhantes a da superfície solar, podendo chegar a 7000°C.

    - Netuno possui um fragmentado e pequeno sistema de anéis. São cinco anéis principais.

    - O período de rotação de Netuno é de 16h e 6,5min.

    - A gravidade na superfície de Netuno é de 11,0 m/s².

    - A velocidade orbital média de Netuno é de 5,4778 km/s.

    aluna:Ana Caroline Rosa

    ResponderExcluir
  10. Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas. O periélio da órbita de Mercúrio apresenta uma precessão de 43 segundos de arco por século, um fenômeno explicado somente no século XX pela Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.5 Sua aparência é brilhosa quando observado da Terra, tendo uma magnitude aparente que varia de −2,6 a 5,7, embora não seja facilmente observado pois sua separação angular do Sol é de apenas 28,3º. Uma vez que Mercúrio normalmente se perde no intenso brilho solar, exceto em eclipses solares, só pode ser observado a olho nu durante o crepúsculo matutino ou vespertino.
    Comparado a outros planetas, pouco se sabe a respeito de Mercúrio, pois telescópios em solo terrestre revelam apenas um crescente iluminado com detalhes limitados. As duas primeiras espaçonaves a explorar o planeta foram a Mariner 10, que mapeou aproximadamente 45% da superfície do planeta entre 1974 e 1975, e a MESSENGER, que mapeou outros 30% da superfície durante um sobrevoo em 14 de janeiro de 2008. O último sobrevoo ocorreu em setembro de 2009 e a nave entrou em órbita do planeta em 18 de março de 2011, quando começou a mapear o restante do planeta, numa missão com duração nominal de um ano terrestre.
    aluno:Joao Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neptuno2 ou Netuno)3 é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão, em 2006, que era o último dos planetas. É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Neptuno recebeu o nome do deus romano dos mares. É o quarto maior planeta em diâmetro, e o terceiro maior em massa. Neptuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Urano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso.4 O seu símbolo astronômico é Símbolo astronómico para Neptuno., uma versão estilizada do tridente do deus Neptuno.
      Descoberto em 23 de Setembro de 1846,5 Neptuno foi o primeiro planeta encontrado por uma previsão matemática, em vez de uma observação empírica. Inesperadas mudanças na órbita de Urano levaram os astrónomos a deduzir que sua órbita estava sujeita a perturbação gravitacional por um planeta desconhecido. Subsequentemente, Neptuno foi encontrado, a um grau da posição prevista. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois, mas nenhuma das outras 13 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. Neptuno foi visitado por uma única sonda espacial, Voyager 2, que voou pelo planeta em 25 de Agosto de 1989.
      A composição de Neptuno é semelhante à composição de Úrano, e ambos têm composições diferentes das dos maiores gigantes gasosos Júpiter e Saturno. A atmosfera de Neptuno, apesar de ser semelhante à de Júpiter e de Saturno por ser composta basicamente de hidrogénio e hélio, juntamente com os habituais vestígios de hidrocarbonetos e, possivelmente, nitrogénio, contém uma percentagem mais elevada de "gelos", tais como água, amónia e metano. Como tal, os astrónomos por vezes colocam-nos numa categoria separada, os "gigantes de gelo".6 Em contraste, o interior de Neptuno é composto principalmente de gelo e rochas, como o de Úrano.7 Existem traços de metano nas regiões ultra-periféricas que contribuem, em parte, para a aparência azul do planeta.
      Aluna:Milena

      Excluir
  11. Terra: E o terceiro planeta mais proximo do sol, o unico que possue vida,fica localizada na via lactea. Nela habitam milhoes de seres vivos, também e conhecida como planeta azul, porque 70% dela e feita de agua. Somente na TERRA existe agua e oxigênio ,por isso tem seres vivos nela. E também tem uma massa de, aproximadamente, 5,973.1024 , é o maior dos planetas Solidos.
    Aluno:Natan

    ResponderExcluir
  12. Marte
    Marte tem a atmosfera parecida com a terra em vários aspectos.Seus elementos são gás carbônico,nitrogênio ,argônio e oxigênio.A temperatura em média de marte e aproximadamente 59 graus celsius negativos .No ano de 2000 surgiu a primeira evidencia que havia água em marte .Forao encontrado sinais de erosão no território marciano ,indicando a existências de canais de água no subsolo marciano.
    Características de marte:
    Distância do sol:228.000,000 km
    Duração dos dias: 24 horas e 36 mimutos.
    Diâmetro:6,794 km.
    Velocidade orbital média : 24,13 km\s.
    Aluna;Natalia Dulnik da Silva

    ResponderExcluir
  13. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.
    Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.1 A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1.800 km/h, significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno. Saturno tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.
    Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos. A olho nu não parecia ser luminoso. O primeiro ao observar seus anéis foi Galileu em 1610, porém devido à baixa inclinação de seus anéis e à baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observação pode em 1659 visualizar com clareza os anéis. James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anéis não poderiam ser um único objeto sólido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho.
    O movimento de rotação em volta do seu eixo demora cerca de 10,5 horas, e cada translação (volta) ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.2
    Tem um número elevado de satélites, 62 descobertos até então, e está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa.
    Saturno é um esferóide oblato (achatado nos pólos) - seus diâmetros polares e equatoriais variam por quase 10% (120 536 km contra 108 728 km). Este é o resultado de sua rápida rotação. Na linha do equador é notável uma pequena saliência, devido à velocidade de rotação. Os outros planetas gasosos também são oblatos, mas em um menor grau. Saturno é o único do sistema solar que é menos denso que a água, com uma densidade média de 0,69 g/cm³.
    ALUNO :MARCOS
    ANO:6ANO

    ResponderExcluir
  14. Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas. O periélio da órbita de Mercúrio apresenta uma precessão de 43 segundos de arco por século, um fenômeno explicado somente no século XX pela Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.5 Sua aparência é brilhosa quando observado da Terra, tendo uma magnitude aparente que varia de −2,6 a 5,7, embora não seja facilmente observado pois sua separação angular do Sol é de apenas 28,3º. Uma vez que Mercúrio normalmente se perde no intenso brilho solar, exceto em eclipses solares, só pode ser observado a olho nu durante o crepúsculo matutino ou vespertino.

    Comparado a outros planetas, pouco se sabe a respeito de Mercúrio, pois telescópios em solo terrestre revelam apenas um crescente iluminado com detalhes limitados. As duas primeiras espaçonaves a explorar o planeta foram a Mariner 10, que mapeou aproximadamente 45% da superfície do planeta entre 1974 e 1975, e a MESSENGER, que mapeou outros 30% da superfície durante um sobrevoo em 14 de janeiro de 2008. O último sobrevoo ocorreu em setembro de 2009 e a nave entrou em órbita do planeta em 18 de março de 2011, quando começou a mapear o restante do planeta, numa missão com duração nominal de um ano terrestre.

    Mercúrio tem uma aparência similar à da Lua com crateras de impacto e planícies lisas, não possuindo satélites naturais nem uma atmosfera substancial. Entretanto, diferentemente da Lua, possui uma grande quantidade de ferro no núcleo que gera um campo magnético, cuja intensidade é cerca de 1% da intensidade do campo magnético da Terra.6 É um planeta excepcionalmente denso devido ao tamanho relativo de seu núcleo. A temperatura em sua superfície varia de 100 a 700 K (−173 °C a 427 °C).7 O ponto subsolar é a região mais quente e o fundo das crateras perto dos polos as regiões mais frias.

    As primeiras observações registradas de Mercúrio datam pelo menos do primeiro milênio antes de Cristo. Antes do século IV a.C., astrônomos gregos acreditavam que se tratasse de dois objetos distintos: um visível no nascer do sol, ao qual chamavam Apolo, e outro visível ao pôr do Sol, chamado de Hermes.8 O nome em português para o planeta provém da Roma Antiga, onde o astro recebeu o nome do deus romano Mercúrio, que tinha na mitologia grega o nome de Hermes (Ἑρμῆς). O símbolo astronômico de Mercúrio é uma versão estilizada do caduceu de Hermes.

    Aluno: Otávio Augusto Vailati

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Tainá Daniela Amorim
    Nº da chamada: 20
    Turma: 6º ano

    Urano
    O planeta Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar,perde somente pra Saturno e Júpiter.
    Sua temperatura é de 195*C.Ele também possui anéis mais não são luminosos como de Saturno.
    Seus anéis são formados por poeira e pedaços de gelo.
    Seu sistema de rotação é de 17 horas sendo isso o dia em Urano tem 17 horas.
    Seu movimento de translação(em torno do Sol) é finalizado em um tempo equivalante a 165 anos terrestres,pois a órbita de Urano é muito extensa.

    ResponderExcluir
  16. Mercúrio é o menor planeta e mais interno do Sistema Solar, orbtando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Sua orbita tem a maior excertricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação.
    Aluno: Álan Maikael

    ResponderExcluir
  17. Continuação... Mercúrio fica entre o Sol e o planeta Vênus, tem esse nome em homenagem a mitologia romana Mercúrio. A primeira observação foi feita por Galileu Galilei no ano de 1610. É considerado um planeta sem Lua.
    Aluno: Álan Maikael

    ResponderExcluir
  18. Marte e o quarto planeta encontrado no sistema solar e com base nos dias terrestres leva 24,6horas para uma rotação e 687 dias para um movimento completo pelo sol. O diâmetro do planeta e de 6794 quilômetros e as temperaturas variam entre 20 a - 130 graus Celsius.
    Marte tem coisas semelhantes a Terra; como as estacoes do ano. Na superfície de Marte são encontrados crateras polares constituídas de agua e dióxido de carbono gelado. Em Marte esta presente a maior montanha de todo o Sistema Solar a Olympus Mons composta por crateras e planícies de antigos rios.
    Durante a noite Marte e identificado por uma estrela vermelha e foi chamada pelos chineses ,japoneses e coreanos de estrela de fogo os romanos deram o nome de Marte ao planeta.
    De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares a deusa da guerra e da fúria.

    Aluna: Mariana Minski

    ResponderExcluir
  19. Jupiter: é o maior planeta do Sisyema Solar ele esta em quinto lugar distante do sol, ele é considerado um planeta gasoso junto com Saturno , Urano e Netuno. Eles são chamados de gigantes gasosos. Júpiter é composto de hidrogênio e gás hélio. Sua rotação demora em torno de dez horas. Aluna: Eduarda

    ResponderExcluir