E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cultura: todo ser humano precisa dela!

          Para uma criatura ser compreendida como um ser humano, esta precisa de cultura. A cultura é tudo que nós produzimos, os costumes, os hábitos, as leis, enfim, tudo que está ligado às pessoas, à humanidade. Porém, nesta postagem, quero me deter a uma forma mais específica de cultura, que é aquela expressada através da arte. Essa arte deve ser disponibilizada à toda população, é um direito de todos.
       
         Muitas pessoas não têm acesso à arte, pela não disponibilização da mesma em sua cidade ou região e, até mesmo, por falta de condições financeiras. Porém, isso pode ser amenizado pela administração pública. Considero muito importante o investimento dos governos na cultura, principalmente dos municípios, afinal é o poder executivo mais próximo da população.
          Municípios menores, infelizmente, não possuem muitos locais onde possam ser expressadas as artes, como museus, teatros, etc. Sendo assim, cabe à administração desses municípios encontrar maneiras de levar a arte até sua população. E isso não é tão difícil, temos vários exemplos aqui na Cantuquiriguaçu.
          Laranjeiras do Sul já investiu bastante em festivais de música, o famoso Laranja da Canção, o qual espero que recomece logo, mais recentemente temos uma ótima ação, o "Povo na Praça", onde artistas locais podem se expressar, eventos parecidos com esse acontecem em Virmond, o pioneiro dessa forma de evento e, Porto Barreiro, que também está no começo. Falando em festivais de música, ainda temos: Gralha da Canção em Quedas do Iguaçu. Porto Barreiro já realizou várias edições do Porto em Canto, Rio Bonito do Iguaçu, grandes edições do Canta Rio, e Cantagalo ótimas edições do Femusca. Em Virmond tínhamos o tradicional Festilago e o Festival do CTG. Espero que os citados festivais voltem com toda força em 2014.
          Ainda é preciso encontrar formas de levar cada vez mais essa arte até as pessoas, e outras formas também, como artes cênicas, artes corporais e artes visuais. Vamos torcer para que, cada vez mais, tenhamos a arte, a cultura bem próximas de nós. Antes de encerrar a postagem de hoje, quero lembrar e parabenizar as escolas, muitas escolas têm desenvolvidos projetos nesse sentido, como mostras culturais, noites literárias e apresentações artísticas, parabéns a todas.

CRÉDITOS:
Imagem: www.iatec.com.br

2 comentários:

  1. IDH=0,720
    A economia do Equador é a oitava maior da América Latina e experimentou um crescimento econômico médio de 4,6% entre 2000 e 2006.44 De 2007 a 2012 o PIB do Equador cresceu a uma média anual de 4,3%, acima da média da América Latina e do Caribe, que foi de 3,5 por cento, de acordo com aComissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), das Nações Unidas.45 O Equador foi capaz de manter um crescimento relativamente superior durante a crise econômica de 2008-2009. Em janeiro de 2009, o Banco Central do Equador estimou o crescimento de 2010 em 6,88%.46 Em 2011, o PIB cresceu 7,8% e foi o terceiro maior aumento da América Latina, atrás de Argentina (2°) e Panamá (1°).47 Entre 1999 e 2007, o PIB dobrou de tamanho, chegando a 65 bilhões de dólares.48 A taxa de inflação até janeiro de 2008, esteve em cerca de 1,14%, a maior registrada no ano passado, de acordo com o governo.49 50 A taxa de desemprego mensal manteve-se em cerca de 6 e 8 por cento entre dezembro de 2007 até setembro de 2008; no entanto, subiu para cerca de 9% em outubro e caiu outra vez em novembro de 2008 para 8%.51 A taxa de desemprego média anual para 2009 no Equador foi de 8,5%, por causa da crise econômica global que continuou a afetar as economias latino-americanas. A partir desse ponto as taxas de desemprego começaram a iniciar uma tendência de queda: de 7,6% em 2010; 6% em 2011 e 4,8% em 2012.52

    ResponderExcluir
  2. Correto, Marcus. Faltou um dos conceitos solicitados.

    ResponderExcluir