E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Momento Propício à Oração

          Abro, nessa postagem, um parêntese, para escrever um pouco sobre a religião, mais especificamente a respeito do Rito Católico. Com muito respeito por nossos irmãos que praticam outro rito ou outra religião, hoje vou comentar um pouco sobre a semana que começamos a vivenciar, a Semana Santa.
          A Semana Santa é muito especial para todos os católicos. É o tempo mais importante do Ano Litúrgico.  A reflexão move todos os momentos e celebrações dessa época. Na Semana Santa se faz o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Primeiro Momento: Domingo de Ramos: É o dia da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Nosso Senhor foi recebido como um Rei na cidade. As pessoas cobriam seu caminho com toalhas e o aclamavam com ramos nas mãos. Nesse dia, acontece a bênção dos ramos.
  • Segundo Momento: Quinta-Feira Santa - Ceia do Senhor - Lava-Pés: Nessa celebração inicia-se o Tríduo Pascal. É relembrada a Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos e o Lava-Pés, onde Jesus lavou os pés dos apóstolos, demonstrando que devemos servir assim como ele serviu. Na celebração é relembrado esse momento. Nessa celebração não se faz o Sinal da Cruz no final, pois acontece o translado do Corpo de Cristo, na forma da Hóstia Consagrada e a celebração vai continuar no dia seguinte.
  • Terceiro Momento: Sexta-Feira Santa - Via-Sacra - Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: Nessa celebração é relembrada a via dolorosa vivida por Jesus. O Evangelho é o da Paixão e Morte de Cristo. Nesse dia não se faz o Sinal da Cruz no início e nem no fim da celebração, pois a mesma é uma continuação da Quinta-Feira Santa e só vai terminar no Sábado de Aleluia.
  • Quarto Momento: Sábado Santo ou Sábado de Aleluia - Vigília Pascal - Celebração das Luzes: Nesse dia encerra-se o Tríduo Pascal, não se faz o Sinal da Cruz no início da celebração, somente no final. Inicia fora da Igreja, com o Fogo Santo. Após, entra-se na Igreja com velas acesas para a continuidade da celebração. É uma celebração bastante extensa, porém muito bonita. Celebra-se a Vigília Pascal, fala-se vigília porque Jesus ainda não teria ressuscitado, isso aconteceu de madrugada.
  • Quinto Momento: Domingo de Páscoa - Celebração da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: Geralmente, no domingo, a celebração acontece ao amanhecer, bem de madrugada, em torno das cinco ou seis horas. É a celebração onde é percebido o túmulo vazio e, consequentemente, que Cristo havia ressuscitado.
          Bem gente, não entendo muito bem dessas questões. Mas quis escrever um pouco do que sei sobre esse momento tão importante para todos nós. Se cometi algum engano, peço desculpas. Se você sabe mais alguma coisa importante sobre a Semana Santa, peço que comente salientado. Um abraço!

Crédito da Imagem:

6 comentários:

  1. Isso mesmo Professor Gadomski.

    O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa.

    Conforme a História: A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa….

    Um abraço amigo, e boa Semana Santa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela colaboração, Batista. Eu não tinha conhecimento da história do surgimento da procissão do Domingo de Ramos. Muito interessante.

      Um abraço! Boa Semana Santa e Feliz Páscoa a você e sua família.

      Excluir
  2. Olá, Professor!!
    Acho salutar escrever sobre a Semana Santa, justo porque muitas pessoas que não frequentam igrejas, não sabem porque não estão indo trabalhar. O feriado da Semana Santa virou sinônimo de "não precisar trabalho"
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luma. Infelizmente muitas pessoas só veem o feriado da Sexta-Feira Santa como somente "mais um feriado". No entanto é uma data muito significativa. Não basta ficarmos em casa, faz-se necessário ficar em silêncio, refletir e participar das celebrações religiosas.

      Obrigado pela contribuição. Boa Semana Santa e Feliz Páscoa a você e sua família.

      Excluir
  3. Fala professor!

    Não entendo muito das tradições católicas. Só me lembro que no Sábado havia a brincadeira de "malhar o Judas". Hoje esse costume se perdeu, pelo menos aqui em São Paulo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Fábio? Também me recordo dessa brincadeira, apesar de nunca ter participado. E ela existe porque foi Judas que entregou Jesus na época, o que O levou à crucificação.

      Boa Semana Santa e Feliz Páscoa a você e sua família, Fábio.
      Abraço!

      Excluir