Requião tinha razão...
A liberação das sementes transgênicas no cenário nacional ocorreu à 15 anos, quando Roberto Requião era governador do estado do Paraná. Na época, Requião combateu o quanto pode o cultivo, comercialização e exportação das sementes geneticamente modificadas, porém, foi vencido pelo lobby dos grandes plantadores de soja e milho. Na época, inclusive alguns pequenos agricultores repudiavam as ações do governador. No entanto, Requião tinha razão.
* Mauro Zafalom, da editora "Mercado": "os transgênicos perderam o principal atrativo para o produtor: o custo mais baixo em comparação com as sementes convencionais".
* Jefferson Carvalho, banco holandês Rabobank: "três fatores aumentaram os custos com os transgênicos: a alta no preço dessas semente, o aumento do uso de agroquímicos nessas lavouras e a maior resistência de plantas daninhas a essa tecnologia".
* José Ozivaldo Alves de Sena, coordenador do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual de Maringá (UEM): "os agricultores são marionetes. Não conseguem fugir do sistema, precisam seguir a maré. O problemas é que essa prática foge a um limite do que é natural. Está se mexendo em uma unidade, o gene, esquecendo que isso altera o todo. É um , segmento estranho à planta. A alteração do gene continua, mesmo depois do consumo humano. Onde é que isso vai parar? Ninguém sabe. Preocupa, preocupa muito".
CRÉDITOS:
Imagem e Referência Bibliográfica: www.robertorequiao.com,br
Como se não bastasse isso, temos um projeto de lei que quer garantir o fim da obrigação de se colocar o símbolo dos transgênicos nas embalagens.
ResponderExcluir