E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Geografia de luto!

Foto de arquivo do geógrafo Aziz Ab'Saber, ao receber o troféu 
Juca Pato como intelectual do ano de 2011
Morre, aos 87 anos, o Geógrafo Aziz Ab'Saber

          Aziz Nacib Ab'Sáber, pesquisador da USP e um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira (16), às 10h20, em São Paulo.
            Ab'Saber morreu em casa. Segundo sua irmã, Nídia Nacib Pontuschka, ele tomou café, sentou na cama e deu um suspiro. Morreu em seguida. A causa da morte ainda não foi identificada, mas suspeita-se que tenha sido um infarto ou derrame.
      Embora já estivesse aposentado, Ab'Sáber continuava publicando livros e sendo um observador arguto das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental.
          Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos.
         Segundo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o geógrafo criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o país, deixando de lado a importância da diversidade de paisagens naturais no Brasil.
           O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna.
             Ab'Sáber deixa cinco filhos, seis netos e um bisneto.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário