E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

América: diferenças socioeconômicas

          O continente americano possui uma diversidade cultural imensa. Essa diversidade pode ser percebida facilmente nos costumes dos povos de cada país. Porém, essa diversidade vai além da cultura, ela está presente também na economia e nas condições sociais da população. Abaixo, meus alunos vão apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de alguns países americanos e tecer comentários sobre a realidade socieconômica desse país. Fiquemos à vontade para comentar e compartilhar informações.

CRÉDITOS:
Imagem: http://aparenciadoespaco.blogspot.com.br 

31 comentários:

  1. CUBA

    Índice de Desenvolvimento Humano

    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o progresso de uma nação a partir de três dimensões: renda, saúde e educação.

    Ao comparar o Brasil com Cuba, a pesquisadora avaliou que "o modelo educacional brasileiro é oposto de Cuba. O cotidiano manifesta, por si só, o fracasso da universalidade, gratuidade e supremacia do público no sistema educativo brasileiro, sendo oposto ao modelo cubano".

    Segundo ele, relatório mundial da UNESCO sobre educação em 2011, fez uma radiografia do sistema cubano e explicitou porque este país é um exemplo concreto para o mundo de uma educação exitosa.

    João Vitor Scarpari Lascoski

    ResponderExcluir
  2. El SALVADOR

    Índice de Desenvolvimento Humano

    0,683

    RDH: Amartya Sen e Mahbul ul Haq idealizadores do Relatório de Desenvolvimento Humano de 1990, baseado no conceito de que as pessoas sao a verdadeira riqueza das nações.

    Dados Principais:
    Área:21.041
    Capital:San Salvador
    Localização: America Central
    PIB:uss 22,2 bilhoes

    ResponderExcluir
  3. EL SALVADOR

    IDH:0,683

    RDH:Relatório de Desenvolvimento Humano,baseado no conceito de que as pessoas são a verdadeira riqueza das nações.

    DADOS PRINCIPAIS:

    Capital:San Salvador
    Nome oficial de El Salvador,
    Clima Tropical
    Idioma:espanhol
    PIB:uss 22,2 bilhoes
    Moeda:colón salvadorenho e dólar norte americano


    Gabrieli Aliny Veloso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Gabrieli. Poderia ter exposto motivos que levam El Salvador a ter esse IDH.

      Excluir
  4. Jamaica:
    A Jamaica tem um IDH:0,730 alto. Seu País tem um ótimo método de ensino , sua educação é muito boa e qualificada. O País é muito popular , tem varias oportunidades das pessoas serem oque elas querem ser , tem educação , trabalho , atualmente o país integra a Comunidade Britânica ( organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias ), seu principal meio de desenvolvimento é na agricultura tanto que o setor industrial da Jamaica é pela indústria de alimentos , tecidos , cimento e maquinas agrícolas. Outras características que faz a Jamaica se um país bem conhecido é na mineração mundial , refletindo diretamente na atividades ligadas a exportação. O turismo também atua de forma grandiosa no país , suas pelas praias atraem milhões de turistas , e com isso proporcionou investimento na infraestrutura do país.


    Kelly Kailer Machado ....N:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Kelly, faltou somente um dos três conceitos: desenvolvimento humano, IDH ou RDH.

      Excluir
    2. IDH:

      O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

      Excluir
    3. Certo, Kelly. Parabéns por refazer a pesquisa e complementar seu comentário. Isso é sinal de aluno interessado. Nota integral. Parabéns!

      Excluir
  5. Chile

    IDH: 0,819

    oque é desenvlvimento humano?
    O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

    Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.


    Porque o IDH do Chile é alto ?
    O IDH do Chile é o mais alto da América do Sul devido aos fortes investimentos do Estado em saúde, educação e segurança. O Chile investe 65% de suas receitas nestas três áreas, assim cria as condições para que população tenha uma boa qualidade de vida.



    Samara Thalia Miezerski .... N:18

    ResponderExcluir
  6. Venezuela:
    IDH: 0,748.

    O que é Desenvolvimento Humano?
    O conceito de Desenvolvimento Humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação, mas também outras características como: culturais,sociais e políticas que influenciam a qualidade de vida humana.

    Porque o IDH da Venezuela é alto?
    A política de inclusão social do Governo bolivariano e seus resultados em todos os ordens da vida de nosso povo são os que elevaram o IDH da Venezuela nos últimos anos. IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. É usado para distinguir se o pais é desenvolvido em desenvolvimento ou subdesenvolvimento, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida.

    Yasmim Fontanella...N:22.

    ResponderExcluir
  7. Belize :
    O que é IDH?
    IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano, onde é feito um relatório, onde são vistos a saúde, educação e renda de um país.
    Explicação do IDH de Belize
    IDH de 0,702 - alto
    Belize baseia-se na agricultura, na indústria de base agraria e com o turismo. Mas o IDH de Belize esta praticamente se criando ainda, pois a pouco tempo eles precisavam de ajuda de doadores internacionais, hoje Belize está com um Índice de Desenvolvimento Humano que a cada ano sobe muito, pois a Independência foi dada em 1984.
    Eles têm o PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 1,3 bilhão (2008)
    A segurança de Belize é algo muito satisfatório, porém não 100% efetivo.
    A saúde em Belize não é muito boa, pois há falta de equipamento medico, e também há várias ocorrências de dengue.
    A educação em Belize é ótima em 2001 93,2% das crianças já frequentavam a escola.
    E Belize ainda trabalha tentando melhorar a condição de vida da população em geral.
    Nome : Daniel Muzyka O. Nunes – N04

    ResponderExcluir
  8. IDH da bolivia é de 0,675

    IDH:Isignifica Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares (Saúde, Educação e Renda) .

    IDH baixo:
    A Bolívia é uma das nações economicamente mais pobres da América do Sul, com alta taxa de analfabetismo e o terceiro menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os países sul-americanos.
    Esperança de vida ao nascer: 65,1 anos.

    Mortalidade infantil: 66 a cada 1000 nascidos.
    Domicílios com acesso à água potável: 86%.
    Domicílios com acesso à rede sanitária: 43%


    Matheus Belter Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Argentina:
    IDH:0,811

    Oque desenvolvimento humano?

    O conceito de desenvolvimento humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação.

    Porque o IDH da Argentina é alto?

    A argentina possui a segunda maior economia da África do sul, ficando atrás apenas do Brasil.Apresenta como pontos positivos uma grande quantidade e variedade de recursos naturais, boa infraestrutura, população alfabetizada, trabalhadores qualificados e base industrial diversificada.
    Expectativa de vida: 75 anos.
    Taxa de alfabetização: 97%.
    Saneamento ambiental: 94% das residências.

    Taina Denise Veloso...N :19


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo Taina. Só uma correção, a Argentina faz parte da América do Sul, não África, como citado por você.

      Excluir
  10. Costa Rica

    O que é IDH?
    O objetivo da criação foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.O cálculo é feito pelas seguintes formas: *Saúde *Educação e *Renda

    IDH da Costa Rica: 0,773 (alto)

    O setor econômico da Costa Rica está vinculado principalmente ao turismo, agricultura e produtos eletrônicos com produção destinada à exportação. Um fator positivo desse país é o de conseguir aliar desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental.

    Ingrid Conti Carniel (nº9)


    ResponderExcluir
  11. Guatemala

    IDH=0,581

    O que é desenvolvimento humano?

    O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

    Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

    O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD.

    Eduardo Tizatto Nº=05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Eduardo. Só esqueceu de mostrar porque o IDH da Guatemala é médio, quase baixo.

      Excluir
  12. O IDH do Panamá è : 0,780
    IDH:Isignifica Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares (Saúde, Educação e Renda) .
    IDH "alto" : O principal fator è O Canal do Panamá que é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).

    Nome:João Vitor Klosovski Gomes

    ResponderExcluir
  13. Canadá:
    Canadá:
    O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, e é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8. É uma das dez maiores nações comerciais do mundo. 157 O Canadá é uma economia mista, sendo classificado acima dos Estados Unidos no índice da Heritage Foundation de liberdade econômica e mais acima da maioria das nações da Europa ocidental.
    PIB (base PPC) Estimativa de 2011

    - Total US$ 1,391 trilhão 5 (14.º) - Per capita US$ 40 457 5 (15.º)

    PIB (nominal) Estimativa de 2011

    - Total US$ 1,758 trilhão.

    Percapita US$ 51 147 5

    IDH (2012) 0,911
    Aluno: Adriano Marciano Cielo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Adriano. Somente ficou faltando um dos conceitos solicitados.

      Excluir
  14. O IDH do Paraguai é: 0,669
    o conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.
    Localizado na América do Sul, o Paraguai não possui saída para o mar e faz fronteiras com o Brasil (a leste), com a Argentina (ao sul e a oeste) e com a Bolívia (ao norte). Os espanhóis foram os responsáveis pelo processo de colonização em 1530, criando o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção). A independência nacional foi conquistada em 15 de maio de 1811.
    Atualmente, a nação apresenta uma economia com baixo grau de desenvolvimento. As atividades agropecuárias, juntamente com as florestais, são responsáveis por 75% das exportações, em especial a soja (cultivada na porção leste), cana-de-açúcar, algodão e tabaco; as madeiras mais exportadas são o mogno, a nogueira e o cedro. O setor industrial é pouco desenvolvido e baseia-se no beneficiamento dos produtos agrícolas e florestais. O país, juntamente com o Brasil, Argentina e Uruguai, integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul).Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Paraguai possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul.
    Aluno: Willyan G. Frasson

    ResponderExcluir
  15. IDH da Colômbia 0.719 (Alto)

    O que é Desenvolvimento Humano?
    O conceito de Desenvolvimento Humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação, mas também outras características como: culturais,sociais e políticas que influenciam a qualidade de vida humana.

    Nome: Luana Gabardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Luana. Faltou mostrar o que leva a Colômbia a ter esse IDH.

      Excluir