E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Está Marcado...

          O Plebiscito sobre a proposta de divisão do estado do Pará está marcado. No dia 11 de dezembro do corrente ano, todos os eleitores paraenses estão convocados à comparecer às urnas para opinar sobre essa proposta.
          Se a maioria dos eleitores paraenses decidirem pela divisão do estado, a proposta volta ao Senado para  os encaminhamentos necessários. Se assim acontecer, começam os procedimentos para a criação dos estados de Tapajós e Carajás.
          De acordo com as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 4.839.384 eleitores paraenses responderão a duas perguntas no dia do plebiscito. Em uma cédula na cor amarela, o eleitor terá que marcar se é a favor ou contra a divisão do Estado para criação de Tapajós. Em outra cédula, de cor branca, terá as mesmas opções para a pergunta se é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás.
          Existem várias outras propostas sendo analisadas pela Assembléia e pelo Senado, sobre possíveis divisões de outros estados brasileiros. Porém, até chegar a plebiscitos ainda tem muita coisa a ser feita.
          O caso do Pará é o mais avançado, percebemos isso pelo fato de a proposta já ir à apreciação da população ainda esse ano.
          Se você quiser saber mais sobre o assunto, convido a acessar a página deste blog referente à geografia. Nela tem uma postagem explicando como seria essa divisão. Abaixo temos um vídeo e algumas imagens de como ficaria os mapas do Pará, Carajás e Tapajós. Estaremos acompanhando as discussões e, na medida do possível, divulgando aqui na "Janela".






Um comentário:

  1. Muito interessante e elucidativa a sua postagem sobre a possível divisão do estado do Pará.

    Um abração!

    ResponderExcluir