Dia desses, fui fazer um, dos muitos exames solicitados pelo Governo do Estado do Paraná, para assegurar que estou apto a assumir o cargo de professor do quadro próprio do magistério do Estado. Durante a consulta com o ortopedista, o mesmo me pediu se era isso realmente que eu queria e por que eu pretendia assumir o referido cargo. A minha resposta foi a seguinte:
Por amor à Educação, para uma realização pessoal e profissional. Imaginem, amigos, o grau de importância do ato de ensinar. Quero ensinar mais e mais, e não só isso, porque não é assim que funciona. Quero também aprender mais e mais. Como escreveu Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia: "quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma e forma-se ao ser formado". Então, existe nessa relação ensino-aprendizagem uma grande reciprocidade.
Sei que a luta diária de um docente comprometido não é fácil. Sei que terei dificuldades, mais do que enfrento na rede particular de ensino, porém, estou pronto para enfrentar todas e para dar a minha pequena contribuição também na educação pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário