E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Os Transgênicos no Brasil

          Por acreditar que a discussão a respeito dos Transgênicos ainda não está encerrada, pela primeira vez, escrevo algo sobre o assunto.
          Sabemos que a grande maioria dos agricultores, hoje, estão optando pelo plantio de sementes geneticamente modificadas. Vamos entender, ou rever, quais são os prós e contras desse tipo de alimento.
         Segundo o Professor Cláudio Mendonça (1), na discussão entre os defensores e os opositores, são levantados vários pontos, alguns ainda não possuem resultado científico conclusivo. Conheça alguns deles: 
          Argumentos a favor: O argumento mais forte em defesa e difusão da agricultura transgênica é a necessidade urgente de ampliar a produção de alimentos como forma de solucionar o problema da fome no planeta. Tendo em vista o problema da subnutrição em várias partes do globo, acredita-se que a indústria biotecnológica possa, na constituição dessas novas culturas, incorporar nutrientes importantes para fornecerem uma alimentação mais completa às populações, como o novo arroz transgênico, rico em vitamina A.
         Há também a promessa do cultivo dos super alimentos: legumes, grãos e verduras mais nutritivos, resistentes a agrotóxicos, e com menos gordura. Fora isso, pelo que se conhece até aqui, pesa a favor dos transgênicos a melhor adaptação às mais diferentes características de solo e variação de temperaturas, logo, são culturas mais resistentes, produtivas e menos dependentes de agrotóxicos que as tradicionais.
          Argumentos contra: O principal argumento contra o cultivo dos transgênicos seria a dúvida sobre seus efeitos secundários e as conseqüências que podem provocar à saúde e ao fato de se tornarem incontroláveis uma vez lançados no meio ambiente. Ou seja, seu impacto na saúde e na natureza ainda é desconhecido.
          Outro fator contrário ao cultivo dos transgênicos, atinge diretamente a área econômica. Segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio) a engenharia genética poderá aumentar o domínio dos países pobres pelos detentores dessas tecnologias, ou seja, os países ricos. Para os opositores, o argumento defendido quanto ao combate à fome não deve ser levado em conta, uma vez que a produção agrícola no mundo é suficiente para isso, o grande problema é sua má distribuição.
          Acredito que precisamos avançar mais nessa discussão, afinal, não estamos tratando de algo sem importância, pelo contrário, é um assunto de extrema importância, estamos discutindo de algo que pode influenciar diretamente nossa vida, nossa saúde. Concordo com os opositores quando esses argumentam que o combate à fome não depende da existência de transgênicos pois, já está comprovado que, a humanidade produz alimentos suficientes para combater a fome, o que falta é ética por parte da maioria dos governantes para, trabalhar em prol da distribuição igualitária de renda para todas as pessoas.

Referências:
www.educacao.uol.com.br
estounoverde.blogspot.com

(1) professor do Colégio Stockler
e autor de "Geografia Geral e do Brasil" (Ensino Médio)
e "Território e Sociedade no Mundo Globalizado" (Ensino Médio).

5 comentários:

  1. Ao contrário do que muita gente pensa, os transgênicos utilizam muito agrotóxicos e esses agrotóxicos são de exclusividades das empresas que fornecem essas mesmas sementes!!!! Dizem que elas só podem ser produzidas com agrotóxicos especialmente produzidas para elas!!!! Assistam os vídeos neste endereço: http://carlos-geografia.blogspot.com/2011/08/o-veneno-esta-na-mesa.html

    ResponderExcluir
  2. A discussão certamente levará a muitos conflitos, pois a continuará sendo usada Se a comercialização desta safra não pode ser proibida, a orientação dos programas agrários e agrícolas em outro rumo pode assumir uma importância decisiva na mudança da situação. E, mais importante ainda, será a posição contrária dos consumidores do exterior com relação à soja transgênica, pois se estes não a comprarem, não haverá sentido em produzi-la.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sou a favor dos trangênicos. Como você bem elencou, o único argumento contra é uma dúvida sobre o impacto na saúde e no meio ambiente.

    Quantas coisas nós não temos certeza que são prejudiciais e estão por aí sendo consumidas livremente?

    ResponderExcluir
  4. Como escrevi na postagem, vejo que esse assunto ainda deveria ser muito discutido. Concordo, quando cita-se que podemos estar prejudicando a saúde com várias outras coisas. Porém, à medida do nosso alcance, devemos nos mover contra a proliferação de alimentos, ou qualquer outra coisa, que venha a agredir a integridade humana.

    ResponderExcluir
  5. Nunca acabará a fome! os alimentos n serao de graça!so prejudica a saude do comsumidar.

    ResponderExcluir