E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

"Bicicletada", uma boa ação!

"Bicicletada" em Curitiba/PR
          Terça-feira, dia 06/03/12, vários ciclistas de Laranjeiras do Sul se reuniram para uma "bicicletada", como definiram. Essa ação também aconteceu em outras cidades do Paraná, inclusive na capital paranaense. Na capital, os ciclistas utilizaram o lema "Mais bicicletas, menos carros". Considero que foi um movimento muitos importante, pois visou três objetivos principais, um deles do interesse da Geografia.
           O movimento pediu mais segurança para os ciclistas. Foi solicitado ao poder público cooperação, principalmente com construção de ciclovias, o que facilitará a mobilidade dos ciclistas. Em várias cidades, diariamente, ciclistas sofrem acidentes graves, inclusive levando ao óbito. A maioria desses acidentes acontece por falta de espaço adequado para o tráfego de ciclistas.
          Um segundo objetivo diz respeito à saúde. Foi ressaltado que a atividade física proporciona melhores condições de saúde. Ajuda nosso corpo a funcionar melhor. Vale lembrar aqui o tema da Campanha da Fraternidade desse ano, "Fraternidade e Saúde Pública". Uma das propostas da Igreja Católica é também orientar as pessoas para a prática de atividades físicas, e a "bicicletada" vem de encontro à essa proposta.
           O terceiro objetivo, diz respeito à preservação do meio ambiente, da qual já falamos e escrevemos muitas vezes nesse blog, no entanto, é um assunto do qual não podemos deixar de comentar. Sabemos que o meio ambiente padece. Também, acredito eu, é de conhecimento de todos a necessidade que se faz urgente promover ações para que possamos protegê-lo. Felizmente, já existem algumas ações com esse intuito, uma delas é a troca das sacolas plásticas em supermercados por sacolas biodegradáveis. Inclusive, quero parabenizar alguns mercados aqui de Laranjeiras que já incorporaram essa ação.
          Esse movimento promovido pelos ciclistas também vem de encontro à preservação do meio ambiente. Afinal, que poluição uma bicicleta pode causar? Nenhuma. Ao contrário, os automóveis poluem, e poluem muito. Se a maioria das pessoas optassem pela troca do carro pela bicicleta, seja para uma visita a um amigo, um passeio e, até mesmo para ir trabalhar, essa poluição iria diminuir consideravelmente. Para finalizar essa postagem, também quero parabenizar algumas professores que trabalham comigo pela iniciativa de irem até a escola de bicicleta.

(Crédito da Imagem: Daniel Caron / Gazeta do Povo)

5 comentários:

  1. Incentivar o uso da bicicleta é muito importante, conforme foi mostrado em seu texto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olha professor, acho legal a iniciativa, mas sinceramente não defendo o uso de bicicletas em grandes cidades.

    Infezliemente a vida dos ciclistas é colocada em risco demasiado alto no trânsito caótico de uma metrópole.


    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Fábio. Porém, vejo que deveriam ser criadas hipóteses seguras para o uso das bicicletas nas grandes cidades. Falo isso, porque vejo que a bicicleta é um meio de transporte que não agride a natureza, e sabemos que precisamos encontrar variadas formas de preservar nosso meio ambiente.

      Excluir
  3. Nunca participei em algo do género mas deve ser um Evento gratificante, não?
    Bem, eu também não sou ciclista...
    Eu acho que deveriam ser utilizadas, as bicicletas, em todo o lugar, mais do que os veículos mais poluentes. Para além de que é muito mais saudável!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ!
    Bela abordagem a sua.Além de incentivar o uso da bicicletas eles também querem respeito nas ruas.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir