A nova consulta popular sobre a possível separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil e formação de um novo estado soberano teve pouca adesão no último dia 07. No entanto, a maioria absoluta dos eleitores que votaram, optaram pela formação de um novo país.
Pouco mais de 350 mil eleitores compareceram aos locais de votação, desse total, cerca de 96% optaram pela formação de um novo país independente.
Em 2016 já havia acontecido outra consulta popular semelhante. Na ocasião, quase 617 mil eleitores compareceram às urnas, dos quais 95,74% optaram pela separação.
O próximo passo do movimento "O Sul é Meu País" é conseguir a aprovação do Projeto que prevê a realização de um plebiscito oficial em 2018, concomitantemente com as eleições gerais.
CRÉDITOS:
Imagem: http://www.sullivre.org
E você Professor Gadomski, acredita que o Sul pode se separar do resto do Brasil?
ResponderExcluirEssa pergunta é inquietante. É difícil fazer uma análise clara dessa possibilidade. No entanto, acredito não ser o momento para isso. Tenho dúvidas se o Sul preenche todos os requisitos para se tornar um novo Estado Soberano. Por isso, vejo que tal possibilidade precisa ser muito mais estudada e analisada.
Excluir