Infelizmente. Como pudemos observar no decorrer desse ano e continuamos nos deparando com notícias sobre o assunto, ainda existe ditadura no mundo. Nosso país já se livrou dela faz um bom tempo. Porém, quem a viveu lembra como foram tempos difíceis.
Muitas pessoas ainda convivem com esse tipo perverso de regime governamental. O Norte da África e o Oriente Médio são as regiões com as situações mais críticas. Vejamos o caso mais atual da Síria, onde uma guerra civil toma conta do país e seus habitantes se vêm obrigados a fugir, solicitando refúgio em outros países. Essa situação gera mais um grave problema: a imigração ilegal.
Inclusive, já conversamos nesse espaço sobre o grande número de imigrantes que tentam entrar ilegalmente na Europa, onde muitos acabam perdendo a vida na travessia do Mar Mediterrâneo.
No entanto, a população dessas regiões têm se revoltado contra o regime ditatorial. Muitos protestos foram organizados e realizados em diversos países. Essa onda de protestos, a partir de 2010, passou a ser chamada de "Primavera Árabe", em uma referência ao renascimento da democracia.
Que, assim como nós, nossos irmãos africanos e asiáticos possam derrubar a ditadura, como já aconteceu em muitos países que entraram na Primavera Árabe, e consigam viver em um país democrático, justo e solidário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário