O Plebiscito sobre a proposta de divisão do estado do Pará está marcado. No dia 11 de dezembro do corrente ano, todos os eleitores paraenses estão convocados à comparecer às urnas para opinar sobre essa proposta.
Se a maioria dos eleitores paraenses decidirem pela divisão do estado, a proposta volta ao Senado para os encaminhamentos necessários. Se assim acontecer, começam os procedimentos para a criação dos estados de Tapajós e Carajás.
De acordo com as regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 4.839.384 eleitores paraenses responderão a duas perguntas no dia do plebiscito. Em uma cédula na cor amarela, o eleitor terá que marcar se é a favor ou contra a divisão do Estado para criação de Tapajós. Em outra cédula, de cor branca, terá as mesmas opções para a pergunta se é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás.
Existem várias outras propostas sendo analisadas pela Assembléia e pelo Senado, sobre possíveis divisões de outros estados brasileiros. Porém, até chegar a plebiscitos ainda tem muita coisa a ser feita.
O caso do Pará é o mais avançado, percebemos isso pelo fato de a proposta já ir à apreciação da população ainda esse ano.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, convido a acessar a página deste blog referente à geografia. Nela tem uma postagem explicando como seria essa divisão. Abaixo temos um vídeo e algumas imagens de como ficaria os mapas do Pará, Carajás e Tapajós. Estaremos acompanhando as discussões e, na medida do possível, divulgando aqui na "Janela".
Muito interessante e elucidativa a sua postagem sobre a possível divisão do estado do Pará.
ResponderExcluirUm abração!