E aí galera...

Obrigado por entrar no blog!
Encontre textos, notícias e informações diversas. Você vai ver por aqui, na área da Educação, várias postagens sobre Pedagogia, Arte e, principalmente, Geografia. Também encontrará algo sobre esporte, política, cultura, entre outros. Pode iniciar seu passeio! E caso queira participar, mande sua sugestão para o e-mail: professorgadomski@gmail.com.

Um grande abraço!!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Transposição do Rio São Francisco


           O Projeto de Transposição do Rio São Francisco é uma ideia há muito tempo discutida. O plano básico é construir dois imensos canais ligando o Rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste.
           De acordo com o governo federal, o projeto seria a solução para o grave problema da seca no Nordeste, pois distribuiria água a 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, somando uma população de 12 milhões de nordestinos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a Campeã 2012

           Como haviamos divulgado aqui no blog os enredos das 13 escolas de samba que desfilaram no grupo especial do Rio de Janeiro esse ano, não poderiamos deixar de fazer uma postagem comentando um pouco sobre os desfiles e, é claro, sobre a grande campeã Unidos da Tijuca.
          Como nos anos anteriores, todos os desfiles foram emocionantes. Tanto é, que a diferença entre a Unidos da Tijuca, campeã, e a Acadêmicos do Salgueiro, vice, foi de apenas dois décimos.
          Houve, na avenida, o óbvio. Por exemplo, a própria Unidos da Tijuca, já estávamos na expectativa de um grande desfile, afinal, o carnavalesco Paulo Barros vem demonstranto uma genialidade incomparável. Mas também vieram as suspresas, podemos citar a São Clemente, com um carnaval muito bem organizado e um samba daqueles que fica gravado na mente. Na sequência vamos relembrar um pouco dos desfiles e ver como ficaram as notas.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lamento de um Professor

          Amigos leitores, recebi por e-mail esse texto, o qual foi publicado na coluna do jornalista Juremir no Jornal Correio do Povo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 16 de julho de 2011. Após ler o texto, resolvi expor a vocês. É um desabafo que mostra a dura realidade da educação em nosso país. Abaixo trago o texto, na íntegra, como recebi.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (3)


Na terceira e última parte das postagens sobre os enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro 2012, vamos trazer as cinco escolas restantes com seus respectivos enredos. Essas vão completar o desfile de segunda.
São elas:
União da Ilha do Governador
Acadêmicos do Salgueiro
Estação Primeira de Mangueira
Unidos da Tijuca
Acadêmicos do Grande Rio

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (2)

Na segunda parte das postagens sobre os enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro 2012, vamos trazer mais quatro escolas com seus respectivos enredos. As três primeiras vão desfilar ainda no domingo e a última abre o desfile de segunda.
São elas:
Unidos do Porto da Pedra
Beija-Flor de Nilópolis
Unidos de Vila Isabel
São Clemente

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Enredos Rio 2012 (1)

Na postagem de hoje, um pouco do enredo das quatro primeiras escolas de samba a entrar na Sapucaí no domingo.
São elas:
Renascer de Jacarepaguá
Portela
Imperatriz Leopoldinense
Mocidade Independente de Padre Miguel

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012

          Quando falamos em Carnaval, seja no trabalho, em casa, ou na roda de amigos, percebemos a divergência de opiniões. Uns gostam, outros não e alguns são indiferentes. Vou expressar aqui, como de costume, a minha opinião a respeito do tema e, também, vou trazer para vocês, amigos leitores, o que eu acho mais interessantes nessa festa.
          Segundo a história, o Carnaval surgiu na Grécia nos anos 600 a 520 a.C. De lá pra cá aconteceram muitas transformações na forma de se celebrar o Carnaval. Hoje, vemos pelas ruas, uma festa do prazer, do sexo sem compromisso, da orgia. É isso que faz com que muitas pessoas não apreciem o que o Carnaval tem de bom.
          Sou totalmente contra o que citei no parágrafo anterior sobre a forma que muitas pessoas comemoram o Carnaval. Porém, tem uma coisa que me encanta nessa festa. Algo que me faz perder duas noites de sono... Sabe o que é?

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Com o Grêmio onde o Grêmio estiver"

          Amigos leitores, nessa postagem peço licença para homenagear o meu time do coração e, também, time do coração de muitos de vocês. Filmei meu sobrinho, Mário Gadomski Neto, de apenas sete anos de idade tocando no acordeom o Hino do Grêmio.
          Quando o menino ainda era bem pequeno, não me lembro bem, mas acredito que foi no seu segundo aniversário, presenteei ele com uma camisa do Grêmio e, é claro, fiz aquele "fervo". Meu irmão é santista, porém, meu Grêmio foi mais forte, conquistei o garoto. Hoje, mesmo pequeno ainda, é fanático pelo Grêmio. Tanto que...